Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Governo Federal lança projeto de agroecologia para mulheres nas comunidades tradicionais

Marco Zero Conteúdo / 21/02/2024
Grupo de mulheres negras seguram cartazes e faixas em auditório.

Crédito: Divulgação/Domar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou, nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, o projeto Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradicionais Transformando a Sociobiodiversidade Nordestina, que tem o objetivo de fortalecer a produção agroecológica de mulheres dos povos e comunidades tradicionais do Nordeste e do estado de Minas Gerais.

O Jandaíras é uma iniciativa que tem o objetivo gerar renda e inserir mulheres dos Povos e Comunidades Tradicionais em mercados a partir do desenvolvimento ou melhoria de alimentos, bebidas e artesanatos elaborados com produtos da sociobiodiversidade brasileira em agroindústrias comunitárias ou grupos produtivos. O projeto permitirá a agregação de valor, aumento da renda, garantia da segurança alimentar e nutricional para as famílias beneficiadas.

O lançamento aconteceu no salão nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e contou com as participações do reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, do secretário de Território e Sistemas Produtivos de Quilombolas e Povos Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira e da secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Patrícia Vasconcelos. Na ocasião, um Termo de Execução Descentralizada (TED) do projeto foi assinado. 

“A grande diversidade de segmentos de povos e comunidades tradicionais envolvidos no Projeto Jandaíras e o fato de priorizar mulheres e jovens fazem desta iniciativa uma resposta concreta para a inclusão produtiva e o etnodesenvolvimento nos biomas onde as ações serão realizadas”, destacou o secretário Edmilton Cerqueira.

Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, o projeto promove uma série de atividades para promover o intercâmbio de experiências e formação entre as integrantes da iniciativa. Os encontros estão sendo realizados no centro de formação e lazer do (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social) Sindsprev-PE, na Guabiraba, zona norte do Recife. 

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.