Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

João Pernambuco, nosso Luar do Sertão

Marco Zero Conteúdo / 07/12/2022
Foto em preto e branco de homem branco, com chapéu, semblante sério, segurando violão.

Domínio Público

por Regina Borges*

Domingo teve Toré na Aldeia do Povo Pankararu, que fica localizada entre os municípios de Jatobá, Tacaratu e Petrolândia, no sertão de Itaparica, Pernambuco. O som dos maracás marcava o compasso da dança ritmada, pelo terreiro rodopiavam senhoras, senhores, jovens e crianças numa mistura de fé e devoção. Os cânticos aos seus ancestrais ecoavam pelas serras encantadas e caprichosamente os deuses deram um descanso ao tempo. Pela magia das palavras fui convidada a uma viagem ao passado.

Apaixonada por histórias, mergulhei de cabeça e através do novo livro do biógrafo José Leal fui ao encontro das memórias de um patrimônio da música popular brasileira, com João Pernambuco, filho desse território, originalmente habitado pelos povos indígenas Pankararu e, mais tarde, também por vaqueiros, lavradores, ferroviários, doceiras, feirantes, rendeiras, cantadores e violeiros.

No seu livro intitulado Raízes e Frutos da Arte João Pernambuco, o autor José Leal nos presenteia com uma viagem de reconstituição da vida e obra desse genial compositor, que de nascença teve o sertão de Pernambuco como berço, a lua como lamparina, o santo Rio Velho Chico como bênção, mas como quase todo sertanejo, teve uma vida severina, como nos lembra João Cabral de Melo Neto, um outro imortal pernambucano.

Nessa viagem, provida de rica pesquisa que se nutriu de informações irrefutáveis, indo ao informante original, de primeira mão, com histórias orais dos familiares, depoimentos de músicos que tocaram com João Pernambuco e violonistas intérpretes de suas músicas.

Na longa caminhada, o autor José Leal, vai reconstituindo a trajetória desse ilustre filho de Bebedouro de Jatobá, nascido em 2 de novembro de 1883, quarto filho do ferreiro Manuel, que trabalhou na construção da estrada de ferro Paulo Afonso e da rendeira Teresa, batizado por João Teixeira Guimarães e imortalizado pela alcunha de sua terra: João Pernambuco.

Em cada capítulo do seu percurso de vida, ao tempo que acompanhamos o crescimento de João Pernambuco como artista autodidata, que deixou o sertão aos 12 anos de idade rumo ao Recife, e aos 21 para o Rio de Janeiro, também somos levados ao contexto social, cultural e econômico da época e mergulhados nos seus dilemas, nas injustiças cometidas sobre direitos autorais, da discriminação social e segregação racial, impostas pela burguesia sobre os criadores de arte musical popular.

O biógrafo José Leal também nos apresenta uma série de passagens sobre as inúmeras adversidades que João Pernambuco precisou enfrentar para realizar o seu sonho de ser músico, compositor e assim como as canções que compôs – como choro, toadas, samba, coco, cateretê, maxixe, entre outros gêneros populares relegados pela elite -, ele também um dia entrou pela porta

da frente, arrancou aplausos, entrou para a história da música popular brasileira.

Contemporâneo de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e companheiro de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Dilermando Reis, Américo Jacomino (Canhoto), entre outros grandes músicos, João Pernambuco nos deixou uma produção musical grandiosa, até hoje estudada e difundida pelo mundo. E o autor ainda nos traz preciosas informações sobre a sua musicografia, intérpretes, gravações, reinterpretações, homenagens, bem como novos nomes de músicos da presente geração de Pernambuco, que continuam sendo influenciados, a exemplo dos violonistas Caio Cézar Sitonio, Igor Nunes, Lucas Oliveira Arruda, o cantor e compositor Gean Ramos Pankararu, de Jatobá, e o músico Gabriel Alexandre, de Petrolândia.

Em seu livro, José Leal faz um resgate histórico do legado de João Pernambuco, esse filho de Bebedouro de Jatobá, antiga Petrolândia, que aprendeu a tocar viola ainda menino no sertão, e ainda que não tivesse tido a oportunidade de aprender a ler e a escrever, soube desde cedo a refinar seus ouvidos e compor magistralmente centenas de canções que rememoram as belezas de sua terra, de sua gente, tornando-se não apenas o pioneiro, mas também o precursor na difusão da cultura pernambucana e nordestina, consagrando-se com o título de “Poeta do Violão”.

João Pernambuco é reconhecidamente um protagonista da história do violão brasileiro e personagem do patrimônio da música popular brasileira, e como bem diz José Leal: “Há um João em cada arranjo, em canto e cada viola”.

Portanto, conhecer a sua vida e a sua obra é manter viva a memória da história da região, de Pernambuco e desse artista genial tão presente seja nos bailes do Rio de Janeiro, nos folguedos populares do Recife, nas noites enluaradas nas terras sanfranciscanas, lembrando-nos que “não há, oh, gente, oh, não, luar como esse do sertão”.

O Instituto de Arte Popular João Pernambuco, fundado em 2021, apresentará no próximo ano uma série de atividades em homenagem aos 140 anos de nascimento do ilustre compositor João Pernambuco, entre elas: o lançamento da biografia escrita por Leal, no final de dezembro no formato e-Book e, meados de janeiro terá início a pré-venda do livro impresso.

É uma viagem imperdível e essencial para o grande público e que pode começar a partir do site do Instituto, onde é possível conhecer e participar da jornada de quem atua para preservar o legado do genial compositor.

Além desta obra, também será lançado em parceria com a Fundação Brasil Meu Amor, o álbum com o mesmo título do livro, composto de dois CDs com 16 músicas de João Pernambuco, interpretadas pela cantora e compositora Gláucia Nasser, com direção musical e arranjos de Paulo Dáfilin, direção artística de Júlio Cesarini e curadoria do próprio José Leal.

*Professora, escritora, coordenadora Regional do Instituto de Arte Popular João Pernambuco, nos municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, no sertão de Pernambuco.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.