Justiça suspende aumento da passagem

0

O juiz da quarta vara da Fazenda Pública Djalma Adrelino Nogueiro Junior  decidiu pela suspensão do aumento da passagem de ônibus na Região Metropolitana do Recife, que estava na pauta da reunião do Conselho Metropolitano (CSTM) marcada para acontecer esta sexta-feira (12). A liminar concedida pela Justiça é uma resposta à ação cautelar apresentada na última terça-feira (11) pela Rede de Articulação pela Mobilidade (Ramo), com assessoria do Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), como adiantou a Marco Zero Conteúdo.

A reunião do Conselho foi mantida, mas fica suspensa “qualquer decisão de aumento em decorrência da mesma”, delimita a decisão do juiz. “A Justiça entendeu que essa decisão somente poderá ser tomada quando forem divulgados os estudos técnicos completos que baseiam a revisão tarifária”, explicou o advogado do CPDH, Thiago Mendonça. Os movimentos sociais denunciam a falta de transparência no processo de aumento das passagens, cujos documentos e metodologias não são amplamente divulgados.

A decisão do juiz, contudo, não é definitiva. “Ainda cabe recurso, por isso vamos nos manter mobilizados”, informou Mendonça.

 

Compartilhe:

Sobre o autor

Mariama Correia trabalhou por mais de três anos como repórter do caderno de Economia da Folha de Pernambuco. Antes disso, adquiriu ampla experiência atuando como freelancer e em assessorias de imprensa. Tem cursos nas áreas de jornalismo de dados (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), fact-checking (knight Center of Journalism in the Americas) e mídias digitais (Kings Brighton).

Deixe um comentário