Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Justiça suspende aumento da passagem

Mariama Correia / 10/01/2018

O juiz da quarta vara da Fazenda Pública Djalma Adrelino Nogueiro Junior  decidiu pela suspensão do aumento da passagem de ônibus na Região Metropolitana do Recife, que estava na pauta da reunião do Conselho Metropolitano (CSTM) marcada para acontecer esta sexta-feira (12). A liminar concedida pela Justiça é uma resposta à ação cautelar apresentada na última terça-feira (11) pela Rede de Articulação pela Mobilidade (Ramo), com assessoria do Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), como adiantou a Marco Zero Conteúdo.

A reunião do Conselho foi mantida, mas fica suspensa “qualquer decisão de aumento em decorrência da mesma”, delimita a decisão do juiz. “A Justiça entendeu que essa decisão somente poderá ser tomada quando forem divulgados os estudos técnicos completos que baseiam a revisão tarifária”, explicou o advogado do CPDH, Thiago Mendonça. Os movimentos sociais denunciam a falta de transparência no processo de aumento das passagens, cujos documentos e metodologias não são amplamente divulgados.

A decisão do juiz, contudo, não é definitiva. “Ainda cabe recurso, por isso vamos nos manter mobilizados”, informou Mendonça.

 

AUTOR
Foto Mariama Correia
Mariama Correia

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi repórter de Economia do jornal Folha de Pernambuco e assinou matérias no The Intercept Brasil, na Agência Pública, em publicações da Editora Abril e em outros veículos. Contribuiu com o projeto de Fact-Checking "Truco nos Estados" durante as eleições de 2018. É pesquisadora Nordeste do Atlas da Notícia, uma iniciativa de mapeamento do jornalismo no Brasil. Tem curso de Jornalismo de Dados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e de Mídias Digitais, na Kings (UK).