Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Marco Zero fará a cobertura do 13º Fórum Social Mundial em Salvador

Laércio Portela / 12/03/2018

A Marco Zero Conteúdo está de malas prontas para Salvador. Os jornalistas Laércio Portela e Débora Brito vão fazer a cobertura da 13ª edição do Fórum Social Mundial, que acontece na capital baiana entre os dias 13 e 17 e tem como tema: “Resistir é Criar, Resistir é Transformar”.

Cerca de 60 mil pessoas de 120 países estarão reunidas para debater alternativas e estratégias de enfrentamento ao avanço conservador e antidemocrático que tem derrubado direitos sociais duramente conquistados pelos quatro cantos do mundo. Você poderá acompanhar o Fórum pelo site da Marco Zero Conteúdo (marcozero.org), Facebook (facebook/mzconteudo), Twitter (@mzconteudo) e instagram (marcozeroconteudo).

Os números da organização são impressionantes. Mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades civis vão estar à frente de 1.300 atividades autogestionadas relacionadas aos eixos temáticos do Fórum: Ancestralidade, Terra e Territorialidade; Comunicação, Tecnologias e Mídias livres; Culturas de Resistências; Democracias; Democratização da Economia; Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental; Direito à Cidade; Direitos Humanos; Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos; Feminismos e Luta das Mulheres; Futuro do FSM; LGBTQI+ e Diversidade de Gênero; Lutas Anticoloniais; Migrações; Mundo do Trabalho; Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia;Paz e Solidariedade; Povos Indígenas e Vidas Negras Importam.

A maior parte das atividades vai acontecer no campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas haverá ações e eventos em territórios temáticos como o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no subúrbio da cidade.

Estão confirmadas as presenças do ex-presidente Lula; da ex-presidenta Dilma Rousseff; da Yalorixá Makota Valdina; da presidente da Fundação Franz Fanon, Mirele Fanon Mendes France; do sociólogo Emir Sader; da presidente da Federação Democrática Internacional das Mulheres, Lorena Peña; do ex-presidente Paraguai, Fernando Lugo; da militante e pré-candidata a Vice-Presidência, Sônia Guajajara; do cientista político Boaventura Santos; do filósofo do Congo, Godefroid Ka Mana Kangudie; e de Francine Mestrum, da Justiça Global e Social.

O Fórum começa nesta terça-feira às 15h com a tradicional Marcha de Abertura, que vai levar milhares de ativistas de direitos humanos às ruas de Salvador. O percurso sairá da praça do Campo Grande, passando pela Avenida Sete até a Praça Castro Alves.

 

Veja algumas das atividades especiais que serão realizadas no Fórum

Assembleias, Tribunais e Marchas

Nos dias 13 e 14 de março, pela manhã será realizado o Tribunal contra os Despejos, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, na Federação;

Tribunal Popular para Julgamento dos Crimes de Feminicídio contra as Mulheres Negras dia 14, no auditório do IFBA, no bairro do Canela, às 9h;

Marchas das Mulheres Contra o Racismo, com concentração no largo do Campo Grande, no dia 14, a partir das 14h;

Assembleia Mundial da Juventude, no dia 14, às 14h, no Acampamento Intercontinental das Juventudes, a ser realizado no Parque de Exposições de Salvador;

Ato em Defesa da Democracia no dia 15, às 17h, com a presença de representantes das esquerdas no mundo e de ex-chefes de estados latino-americanos, no Estádio de Pituaçu;

Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistência, no dia 16, às 14h, no Acampamento dos Povos Indígenas, no Centro Administrativo da Bahia (CAB);

Ágora dos Futuros, na manhã do dia 17, com a apresentação dos resultados das atividades, na Praça das Artes – , campus de Ondina da UFBA.

Assembleia Mundial das Mulheres

A Assembleia Mundial das Mulheres sempre foi ponto alto durante o FSM. E em Salvador, inovará como única e exclusiva atividade no meio da programação oficial do FSM 2018, na manhã do dia 16 de março, com possibilidade de acontecer no centro histórico de Salvador.

O intuito é assegurar que as mulheres com outras agendas políticas no Fórum estejam liberadas para debater suas questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como a criminalização do aborto, o feminicídio, o combate contra a violência da mulher e o machismo, entres outras. “O Feminismo e as Lutas das Mulheres”, é o tema definido como um dos eixos temáticos do FSM 2018.

Acampamento Intercontinental da Juventude

O Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), nesta edição, ocupará o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, de 11 a 18 de março, com capacidade para receber mais de seis mil jovens.

Atos, shows e assembleia farão parte das atividades no AIJ, e contará também com uma vila gastronômica da economia solidária, palcos livres para apresentações culturais, mesa-redonda, e o “ritmos da juventude”, que são apresentações com artistas que dialogam com temas sobre as perspectivas e problemáticas que envolvem os jovens.

Sobre o Fórum

O Fórum Social Mundial é uma iniciativa da sociedade civil organizada, nascida em Porto Alegre, em 2001, que promove o encontro democrático, plural e de resistência com o objetivo de incentivar debates, aprofundamento da reflexão coletiva, troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos da sociedade civil organizada e organizações comunitárias que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital.

O evento é realizado a cada dois anos, sendo que nos anos de intervalo, fóruns temáticos descentralizados e autônomos são realizados para dar seguimento às articulações e reflexões críticas nos diferentes países e regiões. O último foi realizado no Canadá, em 2016.

AUTOR
Foto Laércio Portela
Laércio Portela

Co-autor do livro e da série de TV Vulneráveis e dos documentários Bora Ocupar e Território Suape, foi editor de política do Diário de Pernambuco, assessor de comunicação do Ministério da Saúde e secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República