
A Marco Zero Conteúdo é um coletivo de jornalismo independente e investigativo cujas pretensões vão além de investigar e publicar boas histórias ou aquelas que não estão nas páginas dos grandes jornais por limitações de interesses políticos, econômicos e ideológicos. É nossa intenção também promover o debate sobre o futuro e as melhores práticas do jornalismo, apoiar o jornalismo independente e formar treinar e aperfeiçoar profissionais e futuros profissionais de mídia. Neste sentido, estamos realizando aproximações com instituições de ensino superior públicas e privadas para uma troca de experiências com professores e alunos.
No último dia 17, recebemos um grupo de estudantes de jornalismo da Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (Aces) para uma conversa sobre a proposta da Marco Zero Conteúdo, rotinas e práticas produtivas neste ambiente fora da mídia hegemônica e expectativas quanto ao cenário do jornalismo investigativo no Brasil e no Mundo. Acreditamos que este tipo de iniciativa, organizada pelos professores Ricardo Paiva e Christiane Bôa Viagem, ajuda a aprofundar o debate cada dia mais necessário sobre o jornalismo bem como nos permite acessar as ideias e as expectativas de quem está chegando para ocupar os postos de trabalho nas redações, assessorias de imprensa ou em iniciativas empreendedoras, que esperamos sejam cada vez mais numerosas e bem sucedidas.
Com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a parceria deve atingir um nível ainda mais aprofundado de colaboração mútua. Ao longo deste semestre letivo iremos trabalhar com os alunos da disciplina de Redação jornalística 2, ministrada no curso de Jornalismo pela professora Paula Reis, na produção de conteúdos que serão publicados no site www.marcozero.org ao longo deste semestre. A prática do jornalismo independente foi escolhida pelos próprios alunos, que também estão pensando as próprias pautas. A ideia é que os jornalistas da Marco Zero atuem como editores no processo de construção das reportagens, acompanhando a produção do conteúdo ao longo do semestre em encontros regulares para debater o direcionamento das apurações e o encaminhamento dos textos.