Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

MZ receberá apoio de Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público

Marco Zero Conteúdo / 30/03/2023
Mapa mundi com continentes em azuk claro e oceanos em branco, com países das organizações selecionadas em azul escuro.

Crédito: IFPIM

A Marco Zero Conteúdo foi uma das 10 organizações de jornalismo independente do mundo selecionadas para receber apoio financeiro do Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público (IFPIM). Mais de 200 projetos concorreram ao edital, lançado em maio de 2022. Ao final de um longo processo de avaliação, o IFPIM selecionou a Marco Zero, outras nove iniciativas de mídia digital e uma coalizão multissetorial para financiamento de subsídios.

Foram contempladas organizações da África do Sul, Colômbia, Nepal, Níger, Serra Leoa, Tunísia e Ucrânia. Do Brasil também foi selecionado também O Nexo.

Em seu o site, o IFPIM descreve a Marco Zero como “um dos principais produtores de jornalismo investigativo em uma das regiões mais subdesenvolvidas do Brasil. A Marco Zero está empenhada em elevar as vozes dos mais impactados por questões sociais e ambientais, bem como apoiar outros meios de comunicação independentes em toda a região. O financiamento da IFPIM apoiará o Marco Zero no aumento do impacto de seu conteúdo, expandindo seu público e desenvolvendo ainda mais a rede de produtores independentes de jornalismo em todo o Nordeste que ajuda a liderar”.

Conheça todas as organizações selecionadas clicando aqui.

O que é o IFPIM

O IFPIM se define como “uma nova iniciativa multilateral independente, que reage às ameaças que colocam em risco as mídias de interesse público em países de baixa e média renda e foi criado para dar apoio financeiro urgente às organizações de mídia independentes em crise e para ajudar a desenvolver soluções sistêmicas de longo prazo que ajudem o ecossistema midiático a trabalhar pela democracia”.

O Fundo está ligado ao Rockefeller Philanthropy Advisors e tem entre seus financiadores e doadores nações como Estados Unidos, França, Suíça, Estônia, Nova Zelândia, Dinamarca e Taiwan, além de organizações como o Fundo Nacional da Democracia, a Fundação Ford, as Filantropias de Craig Newmark, a Luminate e a Fundação MacArthur, e empresas como Microsoft e Google.

Na reunião dos líderes mundiais realizada na primeira Cúpula da Democracia, em 2021, o presidente dos EUA, Joe Biden, manifestou apoio ao Fundo Internacional, então em fase embrionária, criado em resposta à crise de sustentabilidade enfrentada pelas mídias de interesse público ao redor do mundo. A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) contribuiu com US$ 20 milhões em capital somente para apoiar o lançamento do IFPIM.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.