Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

No Recife, protesto contra “PEC da Bandidagem” e anistia será domingo à tarde, na rua da Aurora

Marco Zero Conteúdo / 19/09/2025
A foto mostra uma grande manifestação na Rua da Aurora, no Recife, vista de cima. À esquerda, aparece a cúpula dourada de um prédio histórico, que se destaca no primeiro plano. A rua, bem larga e paralela ao Rio Capibaribe, está completamente tomada por uma multidão compacta de milhares de pessoas. A massa de manifestantes ocupa toda a via até onde a vista alcança, criando um mar de gente. Muitas pessoas carregam bandeiras, faixas e balões, que aparecem distribuídos no meio da multidão, adicionando pontos de cor. À direita da imagem, o rio reflete o céu, com sombras longas projetadas sobre a água. Na rua, mais próxima ao rio, há carros de som e trios elétricos, de onde provavelmente partem discursos e músicas para o protesto.

Crédito: Inês Campelo/Marco Zero

Vários setores do chamado campo progressista e dos movimentos sociais estão convocando uma manifestação de rua contra a aprovação da PEC da Bandidagem (ou da Blindagem) e do projeto de lei que prevê anistia para Jair Bolsonaro e demais golpistas. O ato público será a partir das 14h de domingo, 21 de setembro, na rua da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano.

Protestos devem acontecer em outras 13 capitais – Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Macapá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. Artistas como Anitta, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil estão participando da convocação dos atos, que estão sendo organizados por centrais sindicais, partidos de esquerda e lideranças políticas.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.