Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

O que a prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai veio fazer em Pernambuco?

Marco Zero Conteúdo / 25/05/2023
Malala, jovem de pele escura e cabelos negros lisos, usando vestes paquistanesas de tecido amarelo bastante leve, está sentada entre duas meninas negras de camiseta branca e calças compridas, em uma sala iluminada, tendo ao fundo um banner azul e rosa e um tecido de chita estampado de azul com flores rosas.

Crédito: Rafael Negrão/Centro de Mulheres do Cabo

*com informações de Rafael Negrão, comunicador do Centro de Mulheres do Cabo

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai, que se tornou símbolo da luta pelo direito à educação das meninas ao sobreviver a um ataque de homens ligados ao Talibã, passou alguns dias no Recife e Cabo de Santo Agostinho. Ela veio conhecer de perto o projeto Meninas em Movimento pela Educação, coordenado pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), e apoiado financeiramente pelo Fundo Malala.

A presença de Malala no estado foi mantida em sigilo em razão do protocolo adotado pela sua equipe de segurança, já que ela sofre frequentes ameaças de morte, tanto por parte de fundamentalistas islâmicos quanto pela extrema-direita global.

A visita iniciou na manhã desta última quarta-feira (24), na biblioteca da Escola Estadual Professor Natanael Barbosa Medrado, na Charneca, periferia do Cabo. Malala e sua equipe foram recebidas por Cássia Jane, integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil, e por Fernanda Galindo, coordenadora da rede de ensino.

Malala conversou com as participantes do projeto Deyvila Lorrane e Maria Karolayne, que apresentaram um rap fruto de uma das ações do projeto que beneficiou mais de 32 mil alunas e alunos da rede pública e enfrenta as violações cometidas contra as meninas, focando no combate à evasão escolar e na prevenção do abuso e à exploração sexual contra meninas e adolescentes. Malala escutou os relatos das meninas e conheceu a sala de aula em que as jovens estudam.

“Quero agradecer a todas as ativistas pela educação, pelo seu trabalho. As meninas que com todas as dificuldades não desistem e continuam lutando e trabalhando por uma educação de qualidade. E quero deixar meu agradecimento especial às meninas, porque são vocês que são as agentes de mudanças, são vocês que estão no papel de protagonistas que sabem melhor do que ninguém quais são os desafios e as dificuldades que vocês enfrentam, meu muito obrigada”, disse a vencedora do Nobel.

Malala junto com sua comitiva também esteve no Centro das Mulheres do Cabo (CMC), organização feminista atuante há 39 anos no enfrentamento as violências de gênero. Ela foi recebida pelo forró pé de serra do grupo musical Sororizar.

A coordenadora geral do CMC, Izabel Santos, ressaltou a relevância da vinda de Malala para conhecer a realidade das meninas e jovens cabenses. “É uma honra receber Malala e desenvolver esse projeto com as meninas ativistas que têm feito toda a diferença em nossa cidade. Sua presença renova a nossa esperança, porque vivemos quatro anos de retrocessos com um governo que não valorizava a educação nem a ciência, mas estamos voltando, e recuperando a democracia, pois o projeto nos traz mais força”, ressaltou a feminista.

Ao fim da visita, Malala participou da gravação do Papo de Menina, um programa veiculado nas páginas do Instagram @centro.das.mulheres, com temas ligados ao direito à educação, saúde, violência contra a mulher, racismo, gênero, segurança pública, prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes entre outros assuntos. A iniciativa é comandada pelas meninas ativistas do Projeto Meninas em Movimento pela Educação.

Visita de Malala Yousafzai a Pernambuco foi mantida em sigilo e sob forte esquema de segurança. Crédito: Rafael Negrão/CMC

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.