Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Obra de condomínio de luxo na praia de Pipa é embargada por descumprir licenciamento ambiental

Marco Zero Conteúdo / 05/10/2023
vista aérea de obra ao lado de uma praia, onde se vê canteiro de obras em área desmatada, com uma estrada sinuosa no lado esquerdo da imagem.

Crédito: Saiba Mais

por Valcidney Soares, do portal Saiba Mais

Uma obra para a construção de um condomínio localizado próximo ao Chapadão de Pipa, no município de Tibau do Sul, foi embargada pelo Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte).

A confirmação foi dada pelo Idema nesta quarta-feira (4). O motivo, segundo o instituto, foi o descumprimento de licenciamento ambiental. O órgão afirmou que o empreendimento estava sendo construído com um projeto diferente ao que foi licenciado pelo Idema. Além disso, o canteiro de obras não possuía autorização.

A obra é referente ao condomínio Okan Pipa Multi Residence, da Allimulti Incorporadora. Os problemas foram constatados pelos Núcleos de Construção Civil e Fiscalização do Idema, que foram ao local e identificaram as irregularidades. 

Com a negativa para a continuidade da construção, os donos protocolaram um novo projeto, que está em análise pela área de construção civil. 

O movimento Todos Pelo Chapadão, que atua pela preservação ambiental em Pipa, comemorou a notícia. O grupo agradeceu ainda o apoio dos nativos, residentes e apoiadores do movimento: “Ressaltamos a relevância das autoridades estaduais e federais, que desempenham suas funções visando a fiscalização e atuação em conformidade com as leis de preservação ambiental. Reforçamos que nossa dedicação é inabalável e continuaremos na luta! Okan Pipa, lamentavelmente as ações têm consequências”, avisaram em nota os integrantes do movimento.

Okan não é único foco de denúncias

O Okan não está sozinho entre os alvos de reclamações da comunidade de Pipa. Além dele, a construção do condomínio Pipa Island, da Gav Resorts, tem gerado preocupação e revolta nos moradores.

A empresa chegou a cercar parte do Chapadão, obstruindo o mirante natural, que recebe grande fluxo de turistas. O projeto utiliza mais de 21 mil metros quadrados de área verde para construir um condomínio residencial, com 11 blocos e 246 apartamentos entre a falésia e a Av. Baía dos Golfinhos. São 228 unidades de um quarto; 16 unidades de dois quartos; e dois duplex, todos os apartamentos com vista para o mar.

Uma questão importante!

Se você chegou até aqui, já deve saber que colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.