Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Povos indígenas dão demonstração de força na luta por direitos

Marco Zero Conteúdo / 29/04/2019

Crédito: Ororubá Filmes

Por Débora Britto e Mariama Correia

As imagens e o momento histórico não poderiam ser mais simbólicos. Quatro mil lideranças indígenas, de 305 povos, reunidas em Brasília (DF) durante a 15º edição do Acampamento Terra Livre (ATL), entre os dias 24 a 26 de abril. Foi a primeira grande mobilização dos índios brasileiros no governo de Jair Bolsonaro (PSL), que se posiciona claramente contra direitos conquistados como as demarcações dos territórios tradicionais.

Crédito: Ororubá Filmes

Crédito: Ororubá Filmes

Juntos, os indígenas marcharam, cantaram, pisaram o toré no espelho d’água que fica em frente ao Ministério da Justiça. Em resistência pacífica, enfrentaram o cerco da Força Nacional de Segurança, destacada para reprimir os protestos.

“Estávamos apreensivos porque a nossa expectativa era de que houvesse algum conflito, diante da orientação do Governo Federal de coibir nossas manifestações. Mas acredito que o governo recuou sobretudo por causa da presença massiva da imprensa, inclusive da imprensa internacional, durante o evento”, comentou o cacique Marcos Xukuru, um dos líderes de tribos pernambucanas presentes no ATL 2019.  Pernambuco, que tem a quarta maior população indígena do país, enviou uma comitiva de 400 representantes de 12 tribos diferentes para o evento.

Crédito: Ororubá Filmes

Crédito: Ororubá Filmes

Durante o ATL 2019, os índios ocuparam salas e plenários historicamente dominados pelos brancos, na capital federal, para cumprir agendas com parlamentares e ministros. Os encaminhamentos e reivindicações desses três dias foram consolidados em um documento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que começa com uma afirmação: “Resistimos 519 anos e continuaremos resistindo”.

O documento (leia na íntegra aqui) reafirma o repúdio dos indígenas às ações do governo Bolsonaro que “decidiu pela falência da política indigenista”, diz o texto. O documento também denuncia que, além dos ataques às vidas, culturas e territórios indígenas, “a bancada ruralista tem acelerado a discussão da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, em conluio com os ministérios do Meio Ambiente, Infraestrutura e Agricultura”. O projeto isenta atividades impactantes de licenciamento e estabelece em uma única etapa as três fases de licenciamento. Esse afrouxamento, na análise dos indígenas, terá impacto sobre os territórios tradicionais e seus entornos.

Treze reivindicações são citadas na nota do ATL 2019. A primeira delas é a demarcação de todas as terras indígenas, como forma de garantir a segurança física e cultural dos povos, além da conservação do meio ambiente. Dos mais de 1,2 mil territórios indígenas brasileiros, 530 ainda estão sem qualquer providência de demarcação, de acordo com a Articulação dos Povos Indígenas. Em Pernambuco, o último levantamento do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) apontou para nove territórios sem qualquer providência de demarcação.

Crédito: Ororubá Filmes

Crédito: Ororubá Filmes

Os indígenas também reivindicam que o Congresso Nacional faça mudanças na Medida Provisória 870/19 que coloca competências de demarcação das terras indígenas e de licenciamento ambiental no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Eles pedem que essas competências sejam devolvidas ao Ministério da Justiça e à Fundação Nacional do Índio (Funai).

A manutenção do subsistema de Saúde Indígena do SUS está entre os pontos destacados pelo documento. O sistema é operacionalizado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e está sendo revisto pelo Governo Federal. Também foi feito um apelo direto ao Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de “não permitir e legitimar nenhuma reinterpretação retrógrada e restritiva do direito originário às terras tradicionais”. O movimento indígena teme que o STF valide o marco temporal, que restringe o direito constitucional de demarcação de territórios tradicionais caso não seja comprovada a ocupação das áreas na data da promulgação da Constituição de 1988.

Leia mais :

Doze povos indígenas pernambucanos se mobilizam para Acampamento Terra Livre em Brasília

Como ficam as demarcações em Pernambuco após a eleição de Bolsonaro?

Frente parlamentar

Criada este ano, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas é formada por 248 parlamentares – 219 deputados e 29 senadores. Coordenada pela deputada federal indígena Joênia Wapichana, a frente acompanhou as reuniões dos indígenas com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, no último dia 24, durante o ATL 2019. “Estivemos em reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), que se declarou contrário à retirada da Funai do Ministério da Justiça. Ele também se mostrou favorável à manutenção das demarcações com a Funai”, detalhou Joênia.

bannerAssine

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), também teria feito um aceno favorável à causa indígena de devolver a responsabilidade das demarcações para a Funai, e se comprometido em retirar esse item do texto da MP 870, de acordo com Joênia. As lideranças indígenas e os parlamentares da Frente também se reuniram com representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e receberam indicativos de que a estrutura será mantida pelo Ministério da Saúde. 

Mulheres e juventudes indígenas fortalecidas

Outro aspecto do Acampamento Terra Livre é a formação e articulação entre povos das diversas regiões em função de uma temática. Em 2019, assim como no ano passado, houve espaço de diálogo para a juventude indígena, que está se articulando para realizar um encontro nacional da juventude ainda neste ano.

A pauta dos jovens indígenas dá conta do racismo enfrentado nas universidades e também do reconhecimento dos mais velhos da validade de suas vozes e formulações políticas dentro das aldeias. A jovem ativista Bia Pankararu, de Pernambuco, explicou que uma grande preocupação é como fortalecer a base indígena, integrando a juventude às lutas indigenistas. O desafio dos jovens, muitas vezes, é terem sua legitimidade reconhecida pelos mais velhos. “Existe um certo descrédito na causa e tem muito a questão do espaço que não é aberto para os jovens”, diz.

Para ela, é possível conciliar o modo tradicional da luta indígena e os métodos e a criatividade que a juventude traz. “Não dá para a gente trabalhar o movimento jovem indigenista sem levar em consideração esse contexto dos jovens hoje. Se pensa muito com o olhar do passado. Mas aqui, por exemplo, a gente não tem que resgatar a cultura porque ela não foi perdida. Para pensar o futuro temos que falar também do presente”, argumentou Bia. Para ela, que esteve pela primeira vez no evento, o saldo foi positivo e fortaleceu a articulação entre os povos. “Eu nunca vi um povo tão em sincronia. A ordem era entrar e sair de cabeça erguida e nós seguimos. A conclusão é de que voltei mais índia”, contou.

Além da juventude, as mulheres se organizaram no Terra Livre em torno das pautas e direitos que tocam de maneira mais forte suas vidas. Em agosto, será realizado o Primeiro Encontro Nacional de Mulheres Indígenas, de 9 a 12 de agosto, em Brasília. Com o tema “Território, nosso corpo, nosso espírito”, a marcha inédita vai se unir à Marcha das Margaridas, no dia 13.

[Best_Wordpress_Gallery id=”89″ gal_title=”Acampamento Terra Livre”]

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.