Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Há alguns meses atrás o INCITI/UFPE atendeu a um convite da ONU-Habitat para apresentar uma proposta de solução urbana para a campanha urbana mundial The City We Need (A Cidade que Precisamos). Soluções urbanas são consideradas, pelo órgão internacional, iniciativas, práticas, políticas, leis e modelos que dialogam com os desafios urbanos e representam respostas efetivas para alcançar esse almejado modelo de cidade.
O LabCEUs – Laboratórios de Cidades Sensitivas, desenvolvido através do INCITI/UFPE em parceria com o Ministério da Cultura, foi uma das iniciativas aceitas pelo programa da ONU e constitui, junto com outros 100 projetos, uma rica base de ferramentas de interesse para a implementação da Nova Agenda Urbana, que será elaborada em Quito, no Equador, em outubro deste ano, durante aHabitat III – Conferência das Nações Unidas para Habitação e Desenvolvimento Sustentável.
O Laboratório de Cidades Sensitivas foi incluído na categoria Tecnologias que, de acordo com a ONU-Habitat, derivam do entendimento que estas são mais do que dispositivos ou aplicativos, e sim iniciativas que emergem da inteligência social coletiva. “Abordagens de cima para baixo ou orientadas pela oferta não alcançarão resultados necessários para atingir mudanças duradouras. A base das tecnologias que irão melhorar as condições e a qualidade de vida encontra-se em identificações apropriadas do que as pessoas precisam e o envolvimento delas com processos de mudança. Inovações fazem as cidades mais inteligentes não porque são mais inteligentes, mas porque envolvem a criatividade das comunidades” (traduzido livremente do post da ONU-Habitat).
O LabCEUs foi executado entre 2014 e 2015, em 10 cidades das 5 regiões brasileiras. A ideia foi oferecer aos cidadãos novos repertórios, possibilidades e caminhos, dialogando com as iniciativas e realidades locais, de maneira a encorajar a apropriação tecnológica para a transformação social.Os laboratórios multimídia onde as ocupações deixaram de ser meros pontos de acesso a computadores e internet, para serem espaços de produção, experimentação e colaboração, articulando pessoas, territórios, instrumentos e saberes.
O texto em inglês sobre o LabCEUs, enquanto solução urbana, na íntegra, está disponível aqui.
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.