Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Projeto leva “ativismo literário” para praças de comunidades do Recife

Marco Zero Conteúdo / 05/03/2022

Crédito: instagram Malateca

O projeto Malateca na Praça vai ocupar neste sábado (5) a comunidade pesqueira da Ilha de Deus, Zona Sul do Recife, numa ação de “ativismo literário”. A iniciativa é um desdobramento do Malateca – Biblioteca Viva e Itinerante, que nasceu em 2018 da percepção da carência de espaços de incentivo à leitura, cultura e arte de forma popular e acessível no Recife. A agenda de atividades está cheia, com doação e trocas de livros, contações de histórias, oficinas artísticas, varal de poesias e espetáculos artísticos.

Idealizada pela graduanda em Pedagogia, arte-educadora e mediadora de leitura Magda Alves, a biblioteca tomou forma somente no ano seguinte, quando encontrada no lixo e restaurada a primeira mala usada no projeto. Teve a ajuda de mais dois universitários voluntários, Maysa de Melo e David Saches, que também coordenam o projeto. Com a pandemia, as ações mensais ficaram menores.

A biblioteca é montada a partir de duas malas. Uma transporta os livros, a outra os demais materiais. Ela atende ao público de modo geral, sem distinção de faixa etária, raça, gênero, religião, classe social ou deficiência, com foco na infância e adolescência.

Na ornamentação, são colocados tecidos de chita sobre o chão com livros e uma das malas em cima com sussurradores de poesias e mais alguns livros. São pendurados o varal e a sombrinha de poesias. Ao lado, os materiais para as oficinas. Anteriormente à pandemia, a biblioteca atuava junto a eventos independentes, uma vez ao mês em ruas e praças do Recife.

Magda Alves, no centro, ladeada por David Sanches e Maysa de Melo, coordenadores do projeto Malateca. Crédito: Instagram Malateca

Campanhas de arrecadação de doações e contribuição financeira do próprio trio responsável pela iniciativa dão suporte às atividades. Os livros do acervo também são adquiridos através de doações, passando por uma triagem, em que são avaliadas as condições físicas e os conteúdos abordados. São separados em três categorias: aptos, restauro e descarte. Após isso, os aptos recebem o carimbo e a orientação de repasse após a leitura, para que mais pessoas tenham acesso a eles.

Compõem este acervo, entre novos e seminovos, livros brochados (feitos com papel fino, flexível, como cartolina), os cartonados (capas e/ou folhas de papelão, mais resistentes) e os de plástico (indicados para auxiliar no banho e manuseio de bebês). Estes estão divididos em temáticas variadas, como os literários infantis, juvenis, adultos, poéticos, bibliográficos, HQs, livros de psicologia, economia, administração, autocuidado, religião, entre outros. Só não são incluídos livros didáticos.

Lei Aldir Blanc

Aprovado no Edital de Criação, Fruição e Difusão / Lei Aldir Blanc (LAB PE), o projeto Malateca na Praça vai levar uma série de quatro encontros lítero-artístico-ambientais ao ar livre e abertos ao público em comunidades do Recife. Além da Ilha de Deus, vai ocupar praças do Ibura, Torrões e Engenho do Meio, onde ocorrerão contações de histórias, espetáculos circenses, oficinas artísticas, doações e trocas de livros, varais de poesias e saraus, das 14h às 17h, nos dias 5 e 19 de março e 2 e 16 de abril de 2022.

Entre as atividades desenvolvidas estará a contação de histórias por mulheres negras que possuem experiência na área de bibliotecas e atividades arte-educativas. São histórias que tratam de temas como raça e meio ambiente. As contadoras de histórias também conduzirão as oficinas posteriormente às contações, de forma contextualizada e utilizando-se de materiais, em sua maioria, recicláveis. Quatro artistas circenses conduzirão os espetáculos para tratar com humor de temas relevantes para as comunidades.

A expectativa é que 300 pessoas sejam impactadas pelo projeto. “O público que frequenta ações da Malateca sai tocado de alguma forma, seja pela ludicidade, pelo estímulo à leitura ou à arte. É poesia por toda parte, tudo aquilo que faz sentir”, diz Magda Alves.

Para ela, é importante apresentar às crianças e aos jovens os livros e o universo da leitura de uma maneira fácil, divertida, leve para que, junto com suas famílias e vizinhos, despertem a curiosidade e reconheçam a importância do hábito de leitura em favor de uma educação com mais autonomia.

O projeto também prevê a remuneração indireta de moradores do entorno dos locais de realização dos eventos pela contratação de serviços e compra de produtos para o evento no comércio, como alimentos para o lanche que será oferecido gratuitamente. Também, o fortalecimento de laços com as famílias, membros e artistas dos diversos movimentos sociais envolvidos. Cem livros serão disponibilizados a cada ação para doação aos frequentadores interessados, totalizando a distribuição de 400 livros ao final dos quatro eventos.

Segundo a organização, por conta da pandemia, serão tomadas as medidas sanitárias necessárias para proteger os participantes do Malateca na Praça, como a distribuição de máscaras, disponibilização de álcool 70% e distanciamento social adequado.

Programação

1° Evento: 05/03/2022 – Ilha de Deus: Mandala da Ilha de Deus;

2° Evento: 19/03/2022 – Ibura: Mural Mário Andrade

3° Evento: 02/04/2022 – Torrões: Praça Arraial Novo Bom Jesus

4° Evento: 16/04/2022 – Engenho do Meio: Praça do Pneu

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.