Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na tarde deste domingo, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto em ações terroristas para viabilizar um golpe de Estado. Com a conivência da Polícia Militar do Distrito Federal, invadiram as sedes dos três poderes, vandalizando e depredando o patrimônio público. Não demorou para que a maior parte dos políticos e personalidades públicas condenassem a invasão e cobrassem a prisão e punição dos participantes.
Pelo menos três bolsonaristas eleitos em 2022 publicaram mensagens de apoio aos terroristas. Foi o caso do pastor Júnior Tércio (PP) e Alberto Feitosa (PL), que conquistaram suas vagas na Assembleia Legislativa em outubro, e a deputada federal eleita Clarissa Tércio (PP), que postaram vídeos com imagens dos manifestantes chegando à Esplanada dos Ministérios, mas sem nenhum tipo de recriminação à violência política em andamento. Os Tércio, inclusive, demonstraram apoio aos atos ao publicar vídeo com a legenda: “Brasília hoje, oremos pelo nosso Brasil!”. Já Feitosa continuou a elogiar os terroristas bolsonaristas, os qualificando como “patriotas”.
O também apoiador de Bolsonaro, presidente do PL em Pernambuco e ex-candidato a governador, Anderson Ferreira, repostou em sua rede social um vídeodo PL Nacional em repúdio aos atos deste domingo.”QUERO DIZER A VOCÊS QUE CONDENAMOS VEEMENTEMENTE ESTE TIPO DE ATITUDE.”, consta na legenda da publicação.
Outros políticos pernambucanos, como a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB), também se posicionaram nas redes sociais condenado de maneira veemente a tentativa de golpe de Estado contra o governo do presidente Lula. Confira as postagens de repercussão dos atos antidemocráticos deste domingo:
(atualizado às 15h12min de segunda-feira, 9 de janeiro)
A deputada federal eleita Clarissa Tércio e seu marido, o vereador e deputado estadual eleito pastor Júnior Tércio, editaram a postagem de ontem no Instagram.
Originalmente, o vídeo da invasão terrorista ao Congresso Nacional foi publicado acompanhado apenas da frase “Brasília hoje, oremos pelo nosso Brasil”, conforme mencionado acima, com print da postagem antes de ser editada. A péssima repercussão dos ataques às sedes dos Três Poderes, levou os Tércio a recuarem. Além da modificação da postagem, a assessoria da deputada enviou uma nota informando fazer “questão de reafirmar nosso posicionamento”, com texto similar àquele adicionado à postagem e que é, na verdade, um recuo e não uma reafirmação.
“Em virtude da repercussão na imprensa sobre a manifestação que aconteceu ontem, em Brasília, fazemos questão de reafirmar nosso posicionamento.
Entendemos que a Constituição Federal nos garante o direito à livre manifestação, desde que seja de forma ordeira e pacífica.
E em alinhamento com o Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, ratificamos que somos totalmente contrários a qualquer ato de violência, vandalismo ou de destruição do patrimônio público, que venha ameaçar a nossa democracia.
Desta forma, repudiamos toda e qualquer tentativa de sermos tachados de apoiadores de atos violentos e anticonstitucionais.
Nosso país precisa de muita oração!
Recife, 09 de janeiro de 2023.
Deputada Federal eleita, Clarissa Tércio e Deputado Estadual eleito, Pastor Júnior Tércio”
Uma questão importante!
Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossaágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).
Apoie o jornalismo que está do seu lado.
Jornalista e mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco.