Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo
Mesmo com Lula à frente de Bolsonaro nas urnas – foi 48,39% contra 43,23% – a festa da democracia não deixou um gosto muito doce no eleitor progressista. Vários integrantes e ex-integrantes do governo de Bolsonaro conseguiram vagas no Congresso e no Senado, incluindo Damares, Mourão, Sérgio Moro e Ricardo Salles. A esperança da vitória no primeiro turno também ficou mais longe de ser concretizada do que indicavam as pesquisas.
Mas nada disso impediu a festa e a emoção da apuração de votos no Armazém do Campo, um mercado, bar e casa de shows do Movimento Sem Terra no centro do Recife. Por lá, a festa começou cedo com pagode. O começo da apuração foi tranquilo, pois já era esperado que Lula demorasse a virar – mas não tanto quanto demorou. Quando ele finalmente virou contra Bolsonaro, foi uma grande euforia.
O placar apertado que se seguiu e o fim da esperança de vencer já no primeiro turno esfriou a festa, que se transformou em uma grande confraternização. Mesmo sem clima de festa, as pessoas queriam estar ali juntas, se confraternizando e renovando as energias para o segundo turno. A eleição de Rosa Amorim, integrante do MST, também foi bastante comemorada.
O estudante de Direito Rafael Sarmento viu a apuração com tensão e esperança. “Se a gente conseguiu com Haddad em 2018 chegar ao segundo turno, com Lula vamos chegar à vitória. Quando a gente vê Ciro perdendo de Tebet, a gente vê que existe sim na população uma força de querer mudar. Acho que os votos dela vão para Lula no segundo turno”, disse.
A artista Ana Carolina Moraes preferiu ir para o Armazém quando a apuração parecia beneficiar Bolsonaro para não ficar em casa mergulhada em apreensão. “Eu imaginava que Lula ia sair na frente disparado. Para mim, o resultado foi uma surpresa. A expectativa para o segundo turno é grande, mas fico com receio. Temos que passar as informações para todas as pessoas e assim ganhar a eleição”, acredita.
Mas se no Brasil a diferença entre os candidatos não foi tão grande assim, em Pernambuco Lula liderou com folga: foi 65,27% contra 29,92% de Bolsonaro. Coordenador do Armazém do Campo, Ramos Figueiredo enalteceu a tranquilidade com que a festa ocorreu. “Isso é muito bom. Daqui para a frente é dobrar a militância e ganhar no segundo turno”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social, Pernambuco teve eleições bastante tranquilas. Durante a votação, foram registradas 15 ocorrências de crimes eleitorais. Antes, na sexta-feira e no sábado, houve atuação em apenas sete casos, sendo dois na sexta e cinco no sábado. Para efeitos de comparação, na sexta-feira e no sábado anterior à eleição de 2020, o total havia sido de 83 ocorrências.
Uma questão importante!
Colocar em prática um projeto jornalístico ousado como esse da cobertura das Eleições 2022 é caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).
Nessa eleição, apoie o jornalismo que está do seu lado
Jornalista pela UFPE. Fez carreira no Diario de Pernambuco, onde foi de estagiária a editora do site, com passagem pelo caderno de cultura. Contribuiu para veículos como Correio Braziliense, O Globo e Revista Continente. Contato: carolsantos@marcozero.org
Jornalista e mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco.