Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Semana do Audiovisual Negro tem programação gratuita no Recife

Giovanna Carneiro / 20/03/2024
Foto colorida de Inaldete Pinheiro, mulher negra, de cabelos brancos, segurando um microfone e um buquê de flores amarelas, em frente a uma tela projetada. Ela está sorrindo, em frente a uma tela grande que exibe uma imagem colorida, vestindo roupas casuais - uma blusa sem mangas preta e uma saia ou calça larga estampada e colorida.

A escritora Inaldete Pinheiro foi homenageada pela organização do festival

Crédito: July Batista

A 4ª edição da Semana do Audiovisual Negro iniciou nessa segunda-feira, 18 de março, no Museu da Abolição do Recife. A programação do festival, que conta com atividades formativas, seminários e exibições de filmes, segue até o dia 23 de março e é inteiramente gratuita. As sessões acontecem no Cinema da Fundação do Porto e no Cinema da UFPE.

Com mais de 70 obras selecionadas, entre curtas, médias e longas-metragens, neste ano, a Semana do Audiovisual Negro homenageia a escritora Inaldete Pinheiro, a professora Auxiliadora Martins e a militante do Movimento Negro Unificado (MNU), Marta Almeida, falecida em setembro do ano passado.

“Tudo está sendo feito com muito carinho, com muito cuidado, para que os encontros que a Semana do Audiovisual Negro promove sejam repletos da potência. E para que todo mundo que participa possa se sentir contemplado e acolhido, para assim termos discussões que frutifiquem”, declarou a produtora do festival, Bruna Tavares.

As exibições dos filmes selecionados pelo festival acontecem nos dias 19 e 20 de março, no Cinema da UFPE, e nos dias 21, 22 e 23 de março, no Cinema da Fundação do Porto. Entre os selecionados está a produção “Pretas das História”, de Dani Valentim, uma obra seriada de curta duração que apresenta mulheres negras que foram ofuscadas pela história dita normativa.

No dia 23 de março, o festival promove a masterclass “Navegações Estéticas” com a cineasta baiana e diretora integrante da série Histórias (Im)possíveis da Rede Globo, Everlane Moraes, que acontece às 10h no Cais do Sertão.

Além das atividades no Recife, o festival contará com uma programação em Camaragibe, de 4 a 6 de abril, e em Afogados da Ingazeira, de 8 a 10 de abril. A programação completa das sessões de cinema e das atividades estão disponíveis no Instagram da Semana do Audiovisual Negro.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.