Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

UFMA lança o Manual de Redação para o jornalismo independente

Jeniffer Oliveira / 15/03/2024
A imagem tem um fundo amarelo escuro com texto preto na parte superior e desenhos no estilo xilogravura de cordel em preto espalhados pela imagem. O texto na parte superior indica que a imagem é relacionada ao “Manual de Redação de Jornalismo Independente do Nordeste”. Há uma ilustração central representando os contornos do mapa da região Nordeste do Brasil, com há nuvens estilizadas e o sol brilhando no céu. Na parte inferior da imagem, duas figuras humanas estão presentes; uma parece estar usando um chapéu e a outra está de costas para o observador. Cactos também são visíveis na parte inferior da imagem.

Divulgação/UFMA

Com a demanda de criar um manual de jornalismo pensado pelo e para o Nordeste, foi na disciplina de Jornalismo e Realidade Regional, do curso de Jornalismo, no Campus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que a professora Marta Alencar reuniu os estudantes para cumprir essa tarefa de maneira coletiva. O resultado foi guia de como fazer e editar reportagens com a linguagem nordestina.

Para produzir o inédito Manual de Redação de Jornalismo Independente do Nordeste, 22 estudantes e jornalistas parceiros de todo o Nordeste, durante cinco meses.

“Esse manual preenche um vazio que meus alunos sentiam e, eu tenho certeza, que outros alunos e outros jornalistas sentiam. A gente de certa forma ressalta o nosso jeito de falar, a nossa identidade e a nossa cultura”, afirmou a professora Marta.

Logo no prefácio, o Manual mostra para que veio: “Histórias nordestinas podem e devem ser contadas por nordestinos. A obra, atenta às mudanças, inclusive no jornalismo, encontra sentido na percepção de um Nordeste mais amplo do que aquele que nos fora contado em narrativas coloniais, nutrientes de visões xenofóbicas, que teimam em inferiorizar esse canto do mundo, tão imenso e diverso”.

Uma das estudantes envolvidos no projeto do início ao fim foi Renata Lima que ressalta o compromisso da turma para concluir o projeto, mesmo de férias:

“A gente sabe que tem manuais incríveis de outras regiões do Brasil que não tem ênfase na nossa região. Mas não é do Nordeste, então a gente quer uma coisa nossa, a gente queria trazer nao só um manual, não só uma coisa bem feita, mas um manual que tivesse nossa cultura, que tivesse nossos elementos culturais, nossa maneira de falar, nosso olhar do jornalismo para os jornalistas nordestino. Pra mostrar pra gente e para o mundo”, afirma Renata.

AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo – UNIAESO. Contato: jeniffer@marcozero.org.