Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Universidades pernambucanas fazem protesto online contra cortes no orçamento para ciência

Inácio França / 19/10/2021
Protesto contra desmonte da ciência nas universidades federais

Crédito: Izabel Santos/Amazônia Real

Sete universidades pernambucanas vão realizar um protesto virtual contra os cortes de recursos para o fomento à ciência no Brasil. O “Ato Pernambucano em Defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – CNPq: patrimônio nacional” vai acontecer às 9h de quarta-feira, 20 de outubro, com transmissão ao vivo pelo canal da Universidade Federal de Pernambuco no YouTube (https://www.youtube.com/UFPEoficial).

Reitores, vice-reitores e representantes de entidades científicas e da sociedade civil participarão do protesto promovido pela UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O evento terá ainda a participação de representantes de 10 organizações sociais, além de parlamentares da bancada pernambucana.
 
Depois de sucessivos cortes orçamentários, a ciência e a pesquisa brasileiras foram surpreendidas pela decisão recente do ministério da Economia de retirar o crédito suplementar de R$ 690 milhões – aproximadamente 90% dos recursos disponíveis para a ciência no País, o que inviabilizaria o funcionamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e paralisaria o trabalho de laboratórios de centros de pesquisado país.
 
Os cortes também irão inviabilizar as bolsas de pesquisa, de iniciação científica e de pós-doutorado no País, que já não possuíam expectativa de ampliação do quadro geral. Além disso, cerca de R$ 2 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) seguem pendentes de destinação, prejudicando o desenvolvimento científico no Brasil.

Durante a manifestação pública desta quarta (20), os reitores e cientistas vão enfocar como e porque o corte orçamentário atual segue na contramão de estratégias adotadas por países que buscam vencer a crise causada pela covid-19, essenciais no movimento de retomada pós-pandemia. A desvalorização do setor e do desenvolvimento científico provoca a saída de especialistas e destrói a capacidade competitiva do País em trabalhar na fronteira do conhecimento humano, causando prejuízos que serão sentidos pelas atuais e futuras gerações.

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.