Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Candidatos omitem, distorcem e tiram de contexto dados do Ideb durante debate da Globo

Marco Zero Conteúdo / 30/09/2016

Como já era de se esperar, o tema da educação foi um dos destaques do debate da TV Globo realizado no dia 29 de setembro e que colocou frente a frente pela primeira vez na campanha eleitoral os quatro candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto para prefeito do Recife. As notas do Ideb e a posição do Recife no ranking do ensino fundamental nas capitais e na comparação com os municípios do interior tornaram-se as principais armas retóricas dos concorrentes. O Truco Eleições 2016– projeto de checarem da Agência Pública em parceria com a Marco Zero Conteúdono Recife – checou cada uma das informações citadas e, no saldo da discussão, constatou que os candidatos omitiram, distorceram informações ou deixaram de contextualizá-las para defender seus interesses eleitorais.

naoebemassimSite“No nosso governo, o nosso Ideb sempre foi o primeiro da Região Metropolitana, diferente de agora, que já perdeu pra Camaragibe.” – João Paulo (PT)

Em resposta a uma pergunta da candidata Priscila Krause (DEM), os índices do Ideb foram mais uma vez citados pelo candidato João Paulo. A equipe do Truco Eleições 2016 checou a informação do candidato do PT e verificou que, para os “anos iniciais” (4ª série/5º ano), em 2005, Recife estava em segundo lugar no Ideb entre as cidades da Região Metropolitana e em primeiro lugar no ano de 2007. Para os “anos finais” (8ª série/9º ano), Recife ficou em primeiro lugar em 2005, mas caiu para a quinta posição em 2007. João Paulo foi prefeito entre 2001 e 2008. Por isso, ele recebe a carta “Não é bem assim”.

Em relação ao 5º ano, em 2005, Recife teve a nota 3,2 e ficou atrás apenas da nota 3,3 de Paulista. Em 2007, Recife dividiu o primeiro lugar e a nota 3,8 com Abreu e Lima. Em 2009 e 2011, época da gestão de João da Costa (PT), Recife se manteve no primeiro lugar com a nota 4,1. Em 2013 e em 2015, na gestão de Geraldo Julio, o Recife começou a perder posição no ranking das cidades da Região Metropolitana. Em 2013, ocupava o segundo lugar com a nota 4,2, mesmo ranking da Ilha de Itamaracá. Em 2015, Recife ficou atrás de Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e Camaragibe. O quarto lugar e a nota 4,6 são os mesmos do Cabo de Santo Agostinho.

Para 9º ano, Recife ficou em primeiro lugar em 2005, com a nota 2.8. Em 2007, caiu para a quinta posição, com a nota 2.5, mesma de Paulista. Nos dois anos de Ideb, referentes ao período de João de Costa (2008 e 2011), Recife se manteve na quinta posição, com as notas 2.7 e 2.9. Recife voltou a subir no ranking em 2013, ocupando o segundo lugar com a nota 3.2. Em 2015, dividiu a nota 3.5 e o terceiro lugar com Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Igarassu.

***

naoebemassimSite“Além disso, se hoje nós caímos da 17ª para a 20ª posição no Ideb nos anos finais, a situação da nota do Ideb no período em que o senhor (em referência a João Paulo) governou a cidade era muito ruim.” –Priscila Krause (DEM)

Questionando o candidato João Paulo (PT) sobre educação, Priscila Krause citou mais uma vez o Ideb. Dessa vez falou sobre a posição do Recife na época da gestão do petista. OTruco Eleições 2016 verificou a informação da candidata e constatou que, nos anos finais, Recife nunca ocupou a 17ª posição. Hoje, ocupa a 20ª posição, com a mesma nota do 21º lugar. No período de João Paulo, os resultados da capital no Ideb, de fato, não eram bons. Portanto, Priscila Krause recebe a carta “Não é bem assim”.

O ranking do Ideb é montado de acordo com as notas de cada município. Quando duas cidades obtêm a mesma pontuação, elas são organizadas no ranking por ordem alfabética. Em 2013, Recife teve a nota 3,2 e estava entre as posições 19 e 20, junto com Natal. Em 2015, a nota da capital pernambucana foi 3,5, ficando entre as posições 20 e 21 junto com Porto Velho. Assim, Recife perdeu ranking no Ideb entre as capitais brasileiras.

Na época de João Paulo, Recife ocupou a 19ª e a 24ª posição em 2005 e 2007, respectivamente. Ou seja, foi na gestão do petista que a capital pernambucana teve a pior posição no ranking no Ideb para os anos finais e também as piores notas.

***

naoebemassimSite“[Os alunos da rede municipal] tiraram também as melhores notas no Ideb. Nós conseguimos o maior avanço do Ideb e conseguimos ganhar posições. O dado não é esse que ele [Daniel Coelho] apresentou. Nós ganhamos posições no Ideb, melhoramos em relação a outras capitais. Mais do que isso: descongelamos, porque o Ideb do Recife não avançava. A gente conseguiu avançar no Ideb.” –Geraldo Julio (PSB)

O candidato Daniel Coelho (PSDB), no debate realizado pela TV Globo, perguntou ao candidato Geraldo Julio sobre a posição do Recife no Ideb em relação aos outros municípios pernambucanos e disse que o Recife caiu da 19ª posição para a 22ª em relação às capitais brasileiras. Geraldo Julio (PSB) rebateu que o Recife não perdeu posição, mas melhorou. O Truco Eleições 2016checou a informação do candidato socialista e verificou que o Recife perdeu posição nos anos iniciais do ensino fundamental de 2013 para 2015 no ranking das capitais, mas se manteve em relação aos anos iniciais. A capital, de 2011 para 2013, subiu uma posição no ranking tanto para a 4ª série quanto para a 8ª série. Por isso, o candidato recebe a carta “Não é bem assim”.

O ranking do Ideb é feito de acordo com as notas. Quando duas cidades obtêm a mesma pontuação, elas são organizadas no ranking por ordem alfabética. Para os anos finais do ensino fundamental, em 2013, Recife e Natal tiveram a nota 3,2. Natal, por causa da ordem alfabética, ficou com a 19ª posição e Recife com a 20ª. Em 2015, mais uma vez Recife dividiu a nota com outra capital. Teve, junto com Porto Velho, a pontuação 3,5. Porto Velho ficou com a 20ª posição e Recife com a 21ª.

Em 2011, último ano de divulgação do Ideb antes da gestão de Geraldo Julio, a nota do Recife para os anos finais foi 2,9. Recife ficou na 22ª posição. Ou seja, a capital pernambucana subiu uma posição no Ideb dos anos iniciais na gestão de Geraldo Julio.

Para os anos iniciais, Recife ocupou a 19ª posição em 2013, com a nota 4,2. Em 2015, Recife ficou entre as posições 19 e 22, com a nota 4,6. Nestes dois anos, pode-se considerar, então, que a capital pernambucana realmente não teve queda.

Em 2011, a nota do Recife para os anos iniciais foi 4,1, fazendo com que a capital ocupasse entre a posição 20 e a 21, mesma que ocupou em 2013. Recife ganhou, então uma posição no Ideb para os anos iniciais.

A conquista de um posição não, pode no entanto, ser considerada o maior avanço do Ideb.

***

peraiSite“Sabe por que o candidato não respondeu qual é a posição de Recife em relação às cidades do interior? É porque Recife é a 93ª cidade no Ideb do estado de Pernambuco.” – Daniel Coelho (PSDB)

Daniel Coelho questionou o candidato Geraldo Julio sobre a posição do Recife em relação às outras cidade pernambucanas no Ideb. Na sua réplica, Daniel disse que o Recife é a 93ª cidade no Ideb do estado de Pernambuco. O Truco Eleições 2016 conferiu a posição da capital e verificou que Recife encontra-se, no Ideb de 2015, entre as posições 86 e 93 para os anos iniciais e entre as posições 86 e 103 para os anos finais. Por isso, Daniel Coelho recebe a carta “Tá certo, mas peraí”.

O ranking do Ideb é feito de acordo com as notas. Quando duas cidades obtêm a mesma pontuação, elas são organizadas no ranking por ordem alfabética. Por isso, tanto pode-se dizer que, em 2015, para os anos iniciais, Recife esteve na posição 86 do ranking, quanto pode-se afirmar que esteve na posição 93. A nota da capital neste ano foi 4,6.

A mesma coisa acontece para os anos finais do ensino fundamental. Recife obteve a pontuação 3,5 e ficou entre as posições 86 e 103.

O fato é que, entre os dois últimos anos de divulgação do Ideb (2013 e 2015), Recife caiu de posição entre as cidades pernambucanas, mesmo tendo aumentado sua nota tanto para os anos iniciais quanto para os anos finais.

(Thayná Campos)

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.