Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Danielle Portela erra ao falar sobre piso dos professores de Pernambuco

Marco Zero Conteúdo / 04/10/2018

Por Helena Dias

selo danielle piso salarial professores pernambuco marco zero truco 2018“Não cumpre nem sequer o piso (dos professores)”– Danielle Portela (PSOL), em debate da TV Jornal, no dia 25 de setembro, ao falar do Governo do Estado de Pernambuco

Durante debate da TV Jornal, a candidata ao governo de Pernambuco Danielle Portela (PSOL) questionou a legitimidade de promessas eleitorais de aumentar o salário dos professores no estado. Ela argumentou que não há possibilidade de realizar o compromisso diante de um cenário em que o governo não garante nem o piso salarial da categoria. O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública, feito em Pernambuco em parceria com aMarco Zero Conteúdo– checou a declaração da candidata e atribuiu o selo “Falso”.

Danielle afirmou que o estado “não cumpre nem sequer o piso (dos professores)”. Solicitamos a fonte dos dadosea assessoria de imprensa apontou que as informações foram coletadas no site do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

O Truco foi em busca de documentos oficiais. Contatamos aSecretaria de Educação de Pernambuco, a Comissão de Educação e Cultura daAssembleia Legislativado estado e o Sintepe. À secretaria, foram solicitados dados sobre os professores que recebem abaixo do piso em Pernambuco, mas não houve retorno até o fim desta checagem. À Alepe, solicitamos os índices do Relatório Anual de Indicadores (2017), entregue pela pasta de Educação à Assembleia este ano. E, ao sindicato, a tabela salarial dos professores atualizada de acordo com reajuste anual.

De posse dos documentos, o Truco concluiu que a afirmação da candidata do PSOL é falsa.

Pagamento proporcional é autorizado na lei

Há, sim, professores que não recebem em valores absolutos o valor do piso salarial de R$ 2.455,35, mas isso se deve a uma questão contratual. Hoje, o estado tem professores com carga horária de 200h/aula (são os que têm o salário equivalente ao piso ou acima) e outros com 150h/aula, que também recebem o piso, mas com valor proporcional às horas trabalhadas, ou seja,R$1.841,56. De acordo com o artigo 2º, § 3 daLei Nº 11,738,“Os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo,proporcionaisao valor mencionado nocaputdeste artigo”. Assim, o governo cumpre o piso regulamentado pela legislação.

Confira a tabela salarial coletada no site do Sintepe:

tabela professores 2018

Estes valores já estão atualizados pelo reajuste de 2018 , publicado no Diário Oficial doProjeto de Lei Complementar N°1899/2018, em 29 de março.

O Truco procurou a assessoria da candidata para comentar o selo mas não obteve retorno.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.