Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Estão abertas as inscrições para o curso de Jornalismo e Periferias no Recife

Marco Zero Conteúdo / 10/06/2019

Estão abertas as inscrições para as oficinas Jornalismo e Periferias que acontecerão entre agosto e outubro nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. O projeto é uma iniciativa da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) com objetivo de compartilhar técnicas e ferramentas de jornalismo para fortalecer o trabalho de reportagem nas periferias e áreas de maior vulnerabilidade.

A Énois, de São Paulo, é a responsável pela coordenação do projeto, que terá parceiros locais. Como aconteceu no primeiro curso de Jornalismo e Periferias, em 2017, a parceria no Recife é com a Marco Zero Conteúdo. As demais organizações parceiras são Periferias em Movimento (São Paulo), DataLabe (Rio de Janeiro) e Oficina de Imagens (Belo Horizonte). O programa Jornalismo e Periferias tem o apoio do Google News Initiative.

O curso é gratuito, com duração de três dias e 20 vagas por cidade. No Recife, acontecerá entre os dias 4 e 6 de outubro. Antes disso, em agosto, se realizarão as oficinas em São Paulo (2 a 4) e Rio de Janeiro (23 a 25). Depois de passar por Recife, o projeto chega a Belo Horizonte, entre 25 e 27 de outubro. As oficinas vão discutir temas como fundamentos do jornalismo, jornalismo de dados, lei de acesso à informação (LAI), segurança do jornalista, como cobrir violações de direito e como desenhar um projeto.

Para se inscrever é preciso preencher o formulário, indicando a data e cidade da sua preferência (o curso não oferece passagem ou auxílio para deslocamento). Em caso de dúvidas no preenchimento, entre em contato pelo e-mail: contato@enoisconteudo.com.br. As inscrições se encerram no dia 23 de junho. Os selecionados serão contatados por e-mail até o dia 24.

inscrições jornalismo e periferia

Os selecionados também terão acesso gratuito ao curso online de gestão, oferecido em parceria com o IGESC (Instituto de Gestão para Entidades da Sociedade Civil), ligado à FIA-USP. Com a bagagem de 75 edições, que treinaram mais de 800 organizações, o curso funciona como um MBA compacto de 150 horas. Inclui matérias como captação de recursos, gestão financeira, marketing e estratégia, ministradas por ex-alunos da FIA, e conta com o apoio de consultores sociais que acompanham as organizações ao longo do curso e durante o desenvolvimento do projeto final. Essa etapa do programa será realizada de agosto a novembro de 2019.

Mapa da Comunicação Popular

Como iniciativa de jornalismo independente baseada em Pernambuco, a Marco Zero Conteúdo acredita que é preciso ampliar a visibilidade das múltiplas narrativas periféricas da Região Metropolitana do Recife (RMR), o segundo maior aglomerado urbano do Norte-Nordeste, onde vivem mais de quatro milhões de pessoas (IBGE 2018). Por isso estamos organizando o “Mapa da Comunicação Popular no Grande Recife”.

A pesquisa inédita vai listar, divulgar, conectar e fortalecer iniciativas de comunicação popular presentes no Grande Recife, cujos perfis serão apresentados em formato de mapa interativo e georreferenciado na internet. Se você faz parte de uma iniciativa, grupo e ou coletivo que produz comunicação sobre e para sua comunidade, participe preenchendo o formulário on-line.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.