Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Projeto da UFPE é reconhecido pela ONU-Habitat como solução urbana 

Marco Zero Conteúdo / 03/06/2016

Há alguns meses atrás o INCITI/UFPE atendeu a um convite da ONU-Habitat para apresentar uma proposta de solução urbana para a campanha urbana mundial The City We Need (A Cidade que Precisamos). Soluções urbanas são consideradas, pelo órgão internacional, iniciativas, práticas, políticas, leis e modelos que dialogam com os desafios urbanos e representam respostas efetivas para alcançar esse almejado modelo de cidade.

O LabCEUs – Laboratórios de Cidades Sensitivas, desenvolvido através do INCITI/UFPE em parceria com o Ministério da Cultura, foi uma das iniciativas aceitas pelo programa da ONU e constitui, junto com outros 100 projetos, uma rica base de ferramentas de interesse para a implementação da Nova Agenda Urbana, que será elaborada em Quito, no Equador, em outubro deste ano, durante a Habitat III – Conferência das Nações Unidas para Habitação e Desenvolvimento Sustentável.

O Laboratório de Cidades Sensitivas  foi incluído na categoria Tecnologias que, de acordo com a ONU-Habitat, derivam do entendimento que estas são mais do que dispositivos ou aplicativos, e sim iniciativas que emergem da inteligência social coletiva. “Abordagens de cima para baixo ou orientadas pela oferta não alcançarão resultados necessários para atingir mudanças duradouras. A base das tecnologias que irão melhorar as condições e a qualidade de vida encontra-se em identificações apropriadas do que as pessoas precisam e o envolvimento delas com processos de mudança. Inovações fazem as cidades mais inteligentes não porque são mais inteligentes, mas porque envolvem a criatividade das comunidades” (traduzido livremente do post da ONU-Habitat).

O LabCEUs foi executado entre 2014 e 2015, em 10 cidades das 5 regiões brasileiras. A ideia foi oferecer aos cidadãos novos repertórios, possibilidades e caminhos, dialogando com as iniciativas e realidades locais, de maneira a encorajar a apropriação tecnológica para a transformação social.Os laboratórios multimídia onde as ocupações deixaram de ser meros pontos de acesso a computadores e internet, para serem espaços de produção, experimentação e colaboração, articulando pessoas, territórios, instrumentos e saberes.

O texto em inglês sobre o LabCEUs, enquanto solução urbana, na íntegra, está disponível aqui.

Para saber mais sobre o programa LabCEUs, acesse: http://culturadigital.br/labceus.
Segunda chamada
Ao mesmo tempo em que divulgou a publicação destas Urban Solutions, a ONU-Habitat lançou uma nova chamada para os interessados em apresentar novas propostas de soluções urbanas nas categorias ”Governance and Partnerships”, ”Planning and Design”, ”Finance”, ”Land, Housing and Services”, ”Environment”, ”Health and Safety”, ”Economy and Livelihoods”, ”Education”, ”Technology” and ”Monitoring and Evaluation”. A inscrição pode ser feita até o dia 30 de junho. Para mais informações, acesse: http://www.worldurbancampaign.org/node/add/urban-solution.
AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.