Truco para Geraldo: Por que não cumpriu a promessa de construir 42 CMEIs e quantos propõe entre 2017 e 2020?

0

trucoPequenoÉ pelo menos 1,5 mil vagas. A gente está construindo novos CMEIs e a gente vai oferecer outras vagasGeraldo Julio, em entrevista a jornalistas após caminhada no bairro da Mustardinha, no domingo (4), publicada na edição de segunda-feira, dia 5 de setembro, do Jornal do Commercio.

programa eleitoral da sexta-feira, dia 2 de setembro, do candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB), repetido nesta segunda, dia 5, divulgou, entre as novas propostas para a área de educação, a criação de 1.500 vagas em creches-escolas. Também na segunda, dia 5, os jornais noticiaram que o prefeito Geraldo Julio confirmou essa informação.

Em 2012 o então candidato do PSB prometeu em seu programa de governo construir 42 unidades de educação infantil (creches e pré-escolar), conhecidas por Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), como pode ser comprovado por vídeo de campanha da época. A previsão, segundo matérias publicadas na imprensa local, era criar em torno de 5,2 mil novas vagas. Desse total, segundo o Jornal do Commercio, creditando a informação à assessoria do candidato, teriam sido entregues 10 CMEIs com 1,3 mil vagas.

A afirmação de Geraldo Julio no último domingo, depois de uma caminhada, soou pouco clara para o Projeto Truco Eleições 2016 – da Agência Pública em parceria com a Marco Zero Conteúdo em Recife. O candidato não esclareceu por que a meta mais ambiciosa de 2012 não teria sido cumprida e também não informou quantos CMEIs serão entregues numa possível segunda gestão e qual o cronograma de entrega. Por isso pedimos o Truco, um desafio público para que o candidato forneça mais detalhes sobre sua proposta de campanha.

Enviamos perguntas para a assessoria de imprensa de Geraldo Julio às 18h31 do dia 5 de setembro:

1. Por que a promessa de construir 42 Centos Municipais de Educação Infantil (CMEIs) não foi cumprida? 

2.Quantos CMEIs foram de fato construídos e quantas novas vagas ofertadas desde o início da atual gestão da Prefeitura do Recife? Quantos e quais estão em construção?

3.Quantos CMEIs estão previstos para serem construídos e entregues entre 2017 e 2020, em caso de reeleição, para atender à nova promessa de abrir 1.500 vagas?

4.Seus adversários falam num déficit de 30 mil vagas em creches no Recife. Com qual déficit a Prefeitura trabalha? Como fica o compromisso assumido em seu programa de governo de 2012 de “universalizar o acesso dos alunos à pré-escola (4 e 5 anos) e garantir a oferta de vagas em creches para 50% das crianças de 0 a 3 anos, segundo as diretrizes de demanda manifesta estabelecidas pelo plano nacional de educação”?

O candidato à reeleição Geraldo Júlio (PSB) não respondeu aos questionamentos do Truco Eleições 2016.

(Laércio Portela · Thayná Campos)

 

Compartilhe:

Sobre o autor

É formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi repórter de Polícia do Jornal do Commercio; repórter, editor e colunista de Política do Diário de Pernambuco. Coordenou a área de comunicação social do Ministério da Saúde e ocupou os cargos de diretor de mídia regional e secretário-adjunto de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. É co-autor do livro Vulneráveis – entre a emergência da vida e a incerteza do futuro, Editora Bagaço, 2015.

Deixe um comentário