Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Truco para Geraldo: Por que não cumpriu a promessa de construir 42 CMEIs e quantos propõe entre 2017 e 2020?

Laércio Portela / 05/09/2016

trucoPequenoÉ pelo menos 1,5 mil vagas. A gente está construindo novos CMEIs e a gente vai oferecer outras vagas,Geraldo Julio, em entrevista a jornalistas após caminhada no bairro da Mustardinha, no domingo (4), publicada na edição de segunda-feira, dia 5 de setembro, do Jornal do Commercio.

Oprograma eleitoral da sexta-feira, dia 2 de setembro,do candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB), repetido nesta segunda, dia 5,divulgou, entre as novas propostas para a área de educação, a criação de 1.500 vagas em creches-escolas. Também na segunda, dia 5, os jornais noticiaram que o prefeito Geraldo Julio confirmou essa informação.

Em 2012 o então candidato do PSB prometeu em seu programa de governo construir 42 unidades de educação infantil (creches e pré-escolar), conhecidas porCentros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), como pode ser comprovado porvídeo de campanha da época. A previsão, segundo matérias publicadas na imprensa local, era criar em torno de 5,2 mil novas vagas. Desse total, segundo o Jornal do Commercio, creditando a informação à assessoria do candidato, teriam sido entregues 10 CMEIs com 1,3 mil vagas.

A afirmação de Geraldo Julio no último domingo, depois de uma caminhada, soou pouco clara para o Projeto Truco Eleições 2016 – daAgência Públicaem parceria com aMarco Zero Conteúdoem Recife. O candidato não esclareceu por que a meta mais ambiciosa de 2012 não teria sido cumprida e também não informou quantos CMEIs serão entregues numa possível segunda gestão e qual o cronograma de entrega. Por isso pedimos o Truco, um desafio público para que o candidato forneça mais detalhes sobre sua proposta de campanha.

Enviamos perguntas para a assessoria de imprensa de Geraldo Julio às 18h31 do dia 5 de setembro:

1. Por que a promessa de construir 42 Centos Municipais de Educação Infantil (CMEIs) não foi cumprida?

2.Quantos CMEIs foram de fato construídos e quantas novas vagas ofertadas desde o início da atual gestão da Prefeitura do Recife? Quantos e quais estão em construção?

3.Quantos CMEIs estão previstos para serem construídos e entregues entre 2017 e 2020, em caso de reeleição, para atender à nova promessa de abrir 1.500 vagas?

4.Seus adversários falam num déficit de 30 mil vagas em creches no Recife. Com qual déficit a Prefeitura trabalha? Como fica o compromisso assumido em seu programa de governo de 2012 de“universalizar o acesso dos alunos à pré-escola (4 e 5 anos) egarantira oferta de vagas em creches para 50% das crianças de 0 a 3 anos, segundo as diretrizes de demanda manifesta estabelecidas pelo plano nacional de educação”?

O candidato à reeleição Geraldo Júlio (PSB) não respondeu aos questionamentos do Truco Eleições 2016.

(Laércio Portela · Thayná Campos)

AUTOR
Foto Laércio Portela
Laércio Portela

Co-autor do livro e da série de TV Vulneráveis e dos documentários Bora Ocupar e Território Suape, foi editor de política do Diário de Pernambuco, assessor de comunicação do Ministério da Saúde e secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República