Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Recife recebe o 2º Encontro Nacional de Agricultura Urbana

Jeniffer Oliveira / 28/07/2025
A imagem mostra uma roda de pessoas participando de uma atividade ao ar livre, em um espaço público com calçamento de pedras. Cerca de dez pessoas estão sentadas em cadeiras de plástico brancas, dispostas em semicírculo. No centro da roda, há um homem agachado explicando algo — ele aponta para uma variedade de plantas espalhadas sobre folhas de papel pardo no chão. As plantas estão organizadas em pequenos montes, possivelmente para identificação ou estudo. As pessoas ao redor observam com atenção, sugerindo que se trata de uma oficina ou roda de conversa sobre plantas medicinais ou conhecimentos tradicionais. Ao fundo, há árvores e uma cerca baixa, indicando que o evento ocorre em um parque ou praça.

Crédito: Divulgação/Acervo CNAU

A semana será marcada pelo 2º Encontro Nacional de Agricultura Urbana (ENAU), que acontece entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, no Recife. O evento marca uma década desde sua primeira edição, realizada no Rio de Janeiro. Com o tema “Cidades que plantam! Agriculturas urbanas na luta contra fome e por justiça climática”, o encontro reunirá mais de 200 participantes vindos de todas as regiões do país, com o objetivo de fortalecer redes de articulação, debater políticas públicas e promover práticas agroecológicas em ambientes urbanos e periurbanos.

Promovido pelo Coletivo Nacional de Agricultura Urbana (CNAU), o Encontro será realizado no Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz, na Cidade Universitária, com atividades limitadas aos inscritos, e na praça da Várzea, no sábado, 2 de agosto, aberto ao público. O evento valoriza as diversas experiências de agricultura desenvolvidas em comunidades, ocupações e territórios urbanos.

Na pauta estão itens como a implementação da Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana (Lei Nº 14.935), a promoção da segurança alimentar, e a luta por justiça climática, reforçando o papel da agricultura como ferramenta de transformação social nas cidades. A agenda do encontro inclui seminários, oficinas, rodas de conversa, intercâmbios com experiências locais, apresentações culturais e uma feira agroecológica.

A culminância ocorre no sábado com a Feira de Sabores e Saberes, das 8h às 16h30, na praça da Várzea, com expositores de várias regiões, trocas de sementes e mudas, além da plenária final com a leitura da carta política do II ENAU que acontece em paralelo à feira e um ato público com programação cultural, pela tarde.

Segundo a organização do evento, a escolha da capital pernambucana como sede do evento se deve à sua forte articulação local e ao grande número de iniciativas urbanas, como hortas comunitárias, quintais produtivos e cozinhas solidárias. O protagonismo da cidade reforça seu papel como referência nacional na construção de políticas e práticas agroecológicas.

O ENAU conta com apoio de diversos parceiros, como os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Secretaria Executiva de Agricultura Urbana e Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura de Recife, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fiocruz Pernambuco, Universidade de Brasília (UnB), entre outras organizações da sociedade civil.

AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo (UNIAESO), mestranda pelo Programa de Pós-graduação e Inovação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Campus Agreste. Contato: jeniffer@marcozero.org.