Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Apac chama imprensa para avisar que chuvas serão intensas nos próximos três meses

Giovanna Carneiro / 24/03/2023
À direita da foto, homem branco de perfil, usando camisa azul e óculos, exibe painel com mapas de Pernambuco e tabela.

Crédito: Giovanna Carneiro/MZ Conteúdo

Na manhã desta sexta-feira (24), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) realizou uma coletiva de imprensa para divulgar a previsão climática dos meses de abril, maio e junho em Pernambuco.

Na ocasião, o meteorologista da Apac, Thiago do Vale, anunciou que a partir de junho as chuvas ficarão mais intensas na Zona da Mata e no litoral de Pernambuco, com precipitações que podem ultrapassar os 300 mm (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado). A previsão indicou ainda que, como de costume, os meses de maio e junho serão os mais chuvosos na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste.

Apesar do grande volume no acumulado previsto para o próximo trimestre, as condições oceânicas e climatológicas indicam que as chuvas serão menos intensas do que as do ano passado. De acordo com Thiago do Vale, os fenômenos no oceano, como a La Niña e as anomalias de aquecimento no oceano Pacífico, foram responsáveis pelas intensas chuvas que ocorreram em maio de 2022, e neste ano a previsão aponta neutralidade destes fenômenos.

“O acúmulo de chuvas deste ano será maior, mas as probabilidades de acontecer fenômenos de intensidade, como o que ocorreu no ano passado, são menores”, afirmou o meteorologista da Apac.

Mesmo com a neutralidade prevista, a Apac ressaltou que o litoral pernambucano está sujeito a eventos intensos de chuva, por isso, é preciso manter o acompanhamento de previsões e avisos emitidos pela agência nos próximos trimestres.

A previsão climática apresentada foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão para o trimestre de abril, maio e junho, e contou com análises dos campos globais dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical, e também da atmosfera global.

O resultado apontou um acumulado de chuva de normal a abaixo da média no extremo oeste do Sertão de São Francisco, normalidade no restante do sertão pernambucano, e acúmulo normal a acima da média no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.

Na última quarta-feira, 22 de março, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, assinou um acordo de cooperação com o Governo de Pernambuco para a implantação de um sistema de monitoramento de cheias e morros. O sistema funcionará 24 horas com alerta de riscos e monitoramentos que incluem sensores para medir a umidade das encostas.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.