Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Armando critica superpopulação carcerária de Pernambuco, mas exagera

Marco Zero Conteúdo / 01/09/2018

Armando Exagerado1

Estado tem o maior déficit percentual de vagas prisionais do Brasil: 201,33%. São 28.243 presos (e não 30 mil) disputando o espaço de 9.908 vagas

Por Raíssa Ebrahim

“(São) 30 mil detentos e, em condições normais, só teríamos condições de oferecer 10 mil vagas”– Armando Monteiro em debate na Rádio Jornal, no dia 28 de agosto

O problema da superpopulação carcerária de Pernambuco foi um dos temas do primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado, nesta terça (28) na Rádio Jornal. Questionado sobre o que fará, caso eleito, o candidato Armando Monteiro (PTB) exagerou ao falar dos dados.

Ao todo, 28.243 presos (e não 30 mil) disputam espaço em 84 estabelecimentos prisionais, que, juntos, só deveriam manter 9.908 pessoas.

A metodologia do Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública, que em Pernambuco tem parceria com aMarco Zero Conteúdo– adota uma margem de arredondamento de até 5% de variação porcentual. Nesse caso, a variação foi de 6,2%. O selo atribuído é, portanto, “Exagerado”.

O que não significa, claro, que o problema é menos grave. Na verdade, o Estado tem o maior déficit percentual de vagas prisionais do Brasil.

Os números usados por Armando, segundo a assessoria de imprensa – que destacou o arredondamento do candidato -, são do sistemaGeopresídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne um panorama das principais unidades prisionais do Brasil. Essas informações são atualizadas mensalmente.

Como aponta o Geopresídios, Pernambuco tem atualmente o maior déficit percentual de vagas prisionais do Brasil: 201,33% – em números absolutos, é déficit de 19.948 vagas. O segundo pior resultado é de Roraima: 134,05%. Depois vem o Distrito Federal: 116,12%.

Confira o ranking completo:

chart

Candidato discorda

Sobre a escolha do selo “Exagerado”, a assessoria de Armando Monteiro respondeu: “Nós discordamos do critério metodológico do arredondamento, mas achamos importante o mecanismo de checagem de dados e acreditamos que esse é um dos caminhos para o aperfeiçoamento do processo eleitoral”.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.