Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Crédito: Cendhec/Divulgação
O Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) realizará hoje, quinta-feira, 30 de setembro, das 18h30 às 21h30, oficina de formação para 50 professoras, educadoras sociais e estudantes, sobre interseccionalidade e educação pública, com o tema “Classe, raça e gênero por uma escola transformadora”. A atividade será conduzida pela pedagoga Benilda Brito, mestra em Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fundadora do Odara Instituto da Mulher Negra e com atuação em programas de direitos humanos. Benilda é uma das ativistas pela educação do Fundo Malala.
A formação integra o projeto “Na Trilha da Educação. Gênero e Políticas Públicas para Meninas”, que pretende fortalecer a rede de educadoras, estudantes, gestoras e gestores de escolas públicas para o enfrentamento das desigualdades de gênero, raça e classe social na educação pública. De acordo com Benilda, “o movimento negro sempre teve como foco a educação como uma importante ferramenta de combate ao racismo, monitorando as taxas de evasão das meninas negras e propondo políticas públicas para combater o problema”.
O preechimento das vagas se deu por meio de um processo com dois momentos. O primeiro, com disponibilidade de 30 vagas, teve como foco os profissionais da rede pública de ensino de nove escolas parceiras do projeto “Na Trilha” nos municípios de Igarassu, Recife e Camaragibe. Foram preenchidas então 20 inscrições. Em seguida, o procedimento foi aberto às educadoras e educadores sociais, estudantes e demais profissionais de ensino, em um total de 23 vagas. Nos dois processos a triagem se deu por ordem de inscrição. As demais vagas foram destinadas aos Conselhos Municipais de Educação das três cidades e a organizações não governamentais.
A formação será realizada pela plataforma Zoom Meet do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e transmitida ao público pelo canal do Cendhec no YouTube.
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.