Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Ciclistas e Fórum Socioambiental querem ciclovia na Estrada de Aldeia

Marco Zero Conteúdo / 13/04/2023
Imagem gerada em computador do projeto de ciclovia em paralelo no lado esquerdo da estrada de Aldeia.

Crédito: Divulgação/FSA

No próximo sábado, dia 15 de abril, os ativistas do Fórum Socioambiental de Aldeia (FSA) e grupos de ciclistas da Região Metropolitana do Recife realizarão uma pedalada na estrada de Aldeia com a intenção de atrair a atenção da comunidade e do novo governo estadual para a necessidade de construir uma ciclovia na rodovia, cujo nome oficial é PE-27. A concentração começa às 8h, em frente à Pousada Aldeia dos Camarás, ao lado do prédio desativado da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE), no Km 2 da estrada.

Depois da recepção na pousada com sucos e frutas., a pedalada seguirá até o Parque Aldeia dos Camarás, no Km 10. Os ciclistas que vêm de Chã de Cruz, Paudalho e região poderão se encontrar com o restante do grupo no próprio parque. Às 10h, haverá uma parada para um refresco e frutas na Galeria Catavento, localizada em frente à Pizzaria Tomassa e, em seguida, os grupos de pedal poderão percorrer as diversas trilhas de Aldeia.

“A Estrada de Aldeia está em estado de abandono. Trafegar por ela já é perigoso e pedalar ainda mais. O pavimento está péssimo, acostamentos inexistem e as condições de mobilidade para pedestres e ciclistas atentam à vida, e, só temos uma certeza, a de que essa situação se agravará  ainda mais agora no período de chuvas. Nosso objetivo é chamar a atenção do novo governo estadual sobre a negativa categórica do governo anterior em não construir uma ciclovia na Estrada de Aldeia, o que foi posto para a empresa que ganhou a licitação e está desenvolvendo o projeto executivo de engenharia da estrada”, explica Herbert Tejo, presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia.

O que é o FSA

O FSA completará em 2023, 20 anos de existência. É uma entidade sem fins lucrativos, com atuação na Região de Aldeia, distrito de Camaragibe, cujo objetivo é promover, acompanhar e avaliar ações para a melhoria da qualidade de vida, o fortalecimento da cidadania, o desenvolvimento socioambiental, estimulando  o comprometimento da comunidade com a segurança e preservação do meio-ambiente, tendo como base o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.