Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Com apoio britânico, Beth de Oxum lança projeto de tecnologia e empreendedorismo em Olinda

Jeniffer Oliveira / 03/11/2023
Em primeiro plano, homem branco, de cabelos curtos escuros, óculos e camisa de mangas compridas pretas, manuseia notebook em bancada de madeira, tendo ao seu lado esquerdo, em segundo plano na foto, Mãe Beth de Oxum, mulher negra, idosa, que veste roupas estampada e turbante na mesma estampa, também usando um notebook.

Crédito: Divulgação

Abrindo o mês da consciência negra, o LabCoco, com o apoio do Governo Britânico através do UK Brazil Tech Hub, lançará neste sábado (04) o “Projeto Tecnologia de Quebrada”, durante a tradicional Sambada de Coco do Guadalupe, em Olinda, a partir das 20h. Para o lançamento está prevista a roda de conversa “Papo de cria: tecnologia e identidade”, com a participação dos parceiros Science Studio e Pajubá Tech, que, ao lado do M.I.N.A.S – Mulheres em Inovação Negócios e Artes, estarão presentes no processo de formação.

Para promover o letramento digital, o senso de pertencimento, inovação e rentabilidade para negócios de periferias, além do fortalecimento de comunidades a partir do uso consciente das tecnologias, o projeto formará 20 jovens da Região Metropolitana do Recife. “Vamos aprender juntos, na prática, sobre como usar várias ferramentas digitais para se organizar melhor, construir sua marca e fazer a comunicação”, afirma a fundadora e presidente de honra do Ponto de Cultura, Mãe Beth de Oxum.

As inscrições ficarão abertas de 04 de novembro à 23 de dezembro, e os detalhes e todas as dúvidas podem ser tiradas no perfil do instagram do LabCoco (@llabcoco). E as aulas acontecerão no espaço do Ponto de Cultura Coco de Umbigada que funciona no Beco da Macaíba, em Guadalupe.

A prioridade será para pessoas de comunidades periféricas, negras, indígenas, LGBTQIA+, mães, mulheres, com deficiência, estudantes de escola pública, pertencentes a grupos tradicionais ou comunidades como quilombolas, casas de candomblé, maracatus, cirandas, frevos, grupos de capoeira e coco.

O LabCoco promove capacitação em tecnologia nas periferias desde 2005, reunindo tecnologia, arte, cultura, representatividade e ancestralidade por meio de plataformas de games educativos, laboratórios com metodologias para a construção de jogos e soluções em software e formação cultural para combater a desigualdade social, o preconceito, o racismo e a intolerância religiosa.

Uma questão importante!

Se você chegou até aqui, já deve saber que colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Jeniffer Oliveira
Jeniffer Oliveira

Jornalista formada pelo Centro Universitário Aeso Barros Melo – UNIAESO. Contato: jeniffer@marcozero.org.