Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Com recursos de acessibilidade e touch screen, novas urnas eletrônicas chegam a Pernambuco

Giovanna Carneiro / 10/02/2022

Nesta quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu o primeiro lote das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022. Os equipamentos foram recebidos e inspecionados pelo presidente em exercício do TRE-PE, desembargador André Guimarães, em uma coletiva de imprensa realizada no depósito de urnas do órgão eleitoral.

As urnas eletrônicas modelo 2020 possuem um processador dezoito vezes mais rápido que o modelo anterior e contam com teclas de duplo fator de contato, que permite ao próprio dispositivo acusar erro em caso de algum mau contato ou curto-circuito.

Além disso, a nova urna eletrônica possui inovações em termos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Agora, o equipamento dispõe de uma apresentação de intérprete de Libras na tela, para indicar quais cargos estão em votação. A sintetização da voz foi aprimorada e também serão anunciados os nomes de suplentes e vices, além de ser possível cadastrar um nome fonético (soletrado). Outra novidade é o terminal do mesário que passa a ter uma tela sensível ao toque (touch screen) no lugar do teclado físico.

“A eleição de urna eletrônica sempre foi confiável e transparente. Isso é um fato absolutamente comprovado desde o ano de 1996, quando as urnas passaram a integrar o nosso sistema eleitoral. À proporção que o tempo foi passando, ficou ainda mais segura, confiável e transparente, permitindo uma eleição íntegra e confiável”, declarou André Guimarães ressaltando os avanços técnicos no processo eleitoral.

Novas urnas eletrônicas, modelo 2020, trazem inovações em termos de acessibilidade. Crédito: Marcelo Dettogni/TRE-PE

As urnas do modelo 2020 que chegaram a Pernambuco serão majoritariamente utilizadas nos locais de votação da Região Metropolitana. A previsão é de que 35,9% das urnas utilizadas nas Eleições 2022 sejam do modelo mais recente, porém os demais modelos – dos anos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015 -, também farão parte do pleito. O primeiro lote recebido pelo estado tem 1,3 mil novas urnas e a expectativa é que outros dois lotes sejam enviados nos próximos dias.

O TRE-PE declarou que, independente do modelo, todas as urnas eletrônicas são oficiais da Justiça Eleitoral e apresentam os requisitos de segurança e legitimidade de apuração de votos. O órgão reforçou ainda que todas as etapas que integram o Ciclo de Transparência Democrática, que diz respeito aos momentos de inspeção e acompanhamento antes, durante e depois da votação, estão mantidos e que todas as urnas utilizam o que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumos digitais, para garantir a segurança certificada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esta reportagem foi produzida com apoio doReport for the World, uma iniciativa doThe GroundTruth Project.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.