Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Para denunciar a divisão desigual entre o trabalho produtivo e reprodutivo das mulheres e enfrentar o conservadorismo que reforça estereótipos de gênero, a Diaconia lançou a 12ª edição da Campanha Somos Mulheres de Coragem, que apresenta como lema “Ei, estamos aqui! Pelo fim da divisão sexual do trabalho”. A iniciativa da organização foi idealizada para contrapor as narrativas patriarcais e estimular uma formação social inclusiva e mais justa para as mulheres.
“As mulheres ainda são as que dedicam mais horas de trabalho diário para cumprir com tarefas domésticas, seja para o cuidado da casa, das pessoas, dos/as filhos/as, é algo que ainda está posto pela sociedade como responsabilidade das mulheres. Discutir isso é importante para que nós, mulheres, possamos identificar as violências e romper com esse ciclo”, afirmou a coordenadora dos projetos da Diaconia, Kezzia Cristina.
Neste ano, a campanha busca desmascarar a invisibilidade do trabalho árduo das mulheres no ambiente doméstico e mobilizar mulheres cristãs para levantar as vozes pelo fim das violências, ocupando diversos espaços.
A campanha contou com a produção de um livreto que traz informações sobre questões religiosas e de serviços domésticos que podem impactar no cotidiano das mulheres e em suas jornadas de trabalho. O material está disponível gratuitamente no site da organização.
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.