Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Documentário “Desaguar no Beberibe”, denuncia a precariedade do acesso à agua e ao saneamento básico no Recife e Olinda

Com primeira exibição no Compaz Eduardo Campos, o filme faz sua estreia no momento em que avançam as negociações para privatização da Compesa

Marco Zero Conteúdo / 15/08/2025

Crédito: Divulgação

Nesta sexta-feira (15), o Alto Santa Terezinha recebe o lançamento do documentário “Desaguar no Beberibe”. O evento acontece a partir das 18h30, no Compaz Governador Eduardo Campos. A programação contará ainda com uma exposição de fotografias oficiais e de bastidores da produção, coffee break e pipoca durante a sessão. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com a equipe do filme e convidados.

51 dos 94 bairros recifenses passam por rodízio de água nas torneiras e 53% da população é atendida por esgotamento sanitário. O caso de Olinda é ainda mais grave, com 30 dos 32 bairros submetidos ao rodízio e apenas 44% da população com saneamento básico.

“Desaguar no Beberibe” retrata as dificuldades no acesso à água e a precariedade do saneamento básico na bacia hidrográfica do rio Beberibe, no Recife e Olinda, um território que, desde o início do século XXI, se destaca por concentrar a maior quantidade de comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do Recife. O documentário expõe o problema de abastecimento por meio de entrevistas com moradores, pesquisadores em urbanismo e serviço social, além de dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

A obra estreia no momento em que está em debate a privatização da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ameaçando o acesso à água potável para a população mais vulnerável e possivelmente aumentando os preços e reduzindo a qualidade dos serviços.

“A água é uma pauta muito cara à sociedade. Ela é o princípio de todas as coisas. E a gente percebe seu valor, sobretudo quando ficamos sem, nos racionamentos, nos rodízios, nos canos estourados. Quem cresceu em Dois Unidos, Nova Descoberta, Peixinhos, Águas Compridas e demais comunidades acabam passando por muitos perrengues no cotidiano”, declara Victor Moura, jornalista à frente do documentário.

O filme é o segundo realizado pela Redes do Beberibe, que se destaca por vídeos curtos nas redes sociais, trazendo informações por meio de dados obtidos via LAI. Em 2024 aprofundou o debate sobre o recurso paliativo das lonas plásticas em áreas de risco, no documentário “O plástico preto e as casas sob risco em Água Fria”, disponível no youtube.

O curta tem o apoio do edital “Iniciativas Populares de Água e Saneamento no Norte e Nordeste”, da Habitat Brasil, e tem previsão de ser exibido nos bairros de Peixinhos e Sapucaia, em Olinda, e em Dois Unidos, no Recife, até o fim de agosto.

Redes do Beberibe

Coletivo que atua em prol do desenvolvimento das comunidades da bacia hidrográfica do rio Beberibe, no seu médio e baixo curso. A região é formada por morros, córregos, planícies e áreas alagadas, nas periferias de Recife e Olinda, onde residem cerca de 500 mil pessoas. Produz conhecimento e promove cidadania no campo do meio ambiente, em um cenário de mudanças climáticas, mas não se limita a essa pauta. Seu trabalho também aborda questões de raça, gênero, história, educação, transparência pública, cultura, esporte e religião. É um coletivo construído por várias mãos, mas com os pés firmes em um único lugar.

Ficha Técnica
Reportagem e roteiro: Letícia Barbosa e Victor Moura
Filmagem e fotografia: Kayo na Real
Produção: Victor Moura
Assistente de produção: Witória Maria
Edição: Victor Moura

SERVIÇO: *Lançamento do documentário “Desaguar no Beberibe”
Data: 15 de agosto de 2025
Horário: 18h30min
Local: Compaz Governador Eduardo Campos, Avenida Aníbal Benévolo, Linha do Tiro, Recife, PE
Gratuito

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.