Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Com investimento de R$ 1 milhão, o Fundo Brasil de Direitos Humanos lançou o edital LGBTQIAPN+: Defendendo Direitos 2026, que tem o objetivo de fortalecer institucionalmente organizações, grupos e coletivos que atuam na defesa dos direitos dessa população. O prazo para envio de propostas vai até 6 de fevereiro de 2026.
De acordo com a entidade, o edital é uma resposta a um cenário de aumento da violência: dados citados no texto mostram 291 mortes violentas contra a população LGBTQIAPN+ em 2024, um aumento de 13,2% em relação ao ano anterior.
A iniciativa se propõe a disponibilizar recursos flexíveis, voltados para o fortalecimento institucional de até 20 organizações, no valor máximo de R$ 50 mil cada.
As propostas devem abordar as interseccionalidades de raça, gênero e território, priorizando grupos liderados por pessoas LGBTQIAPN+ e com dificuldade de acesso a outras fontes de recursos. Os temas prioritários são combate à violência, direitos da juventude, população em situação de rua, egressos do sistema prisional, saúde e direitos dos idosos LGBTQIAPN+.
Podem se inscrever grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, mesmo que não tenham CNPJ formalizado. Não são aceitas propostas de pessoas físicas, órgãos governamentais ou partidos políticos. O processo de inscrição é realizado exclusivamente pelo Portal de Projetos do Fundo Brasil. A recomendação é que as inscrições não sejam deixadas para o último dia. O resultado final da seleção será divulgado a partir de 25 de maio de 2026.
Para mais detalhes e para acessar o formulário de inscrição, visite o site oficial do edital. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail edital@fundobrasil.org.br.
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.