Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Em dia de audiência pública, movimentos sociais voltam às ruas do Recife por renda básica

Géssica Amorim / 03/05/2022

Crédito: Comitê Popular pela Renda Básica Recife

Organizações não governamentais, movimentos sociais e coletivos realizam manifestação pela Renda Básica nesta terça-feira, 3 de maio,, às 13h, no Parque Treze de Maio, para cobrar do governo estadual e da Prefeitura do Recife urgência na implementação de políticas de combate à fome que, atualmente, atinge milhares de famílias na cidade do Recife.

O ato reivindica a renda básica como um direito permanente e é organizado pelo Comitê Popular pela Renda Básica Recife e pela Frente Ampla Estadual pela Renda Básica Pernambuco. A manifestação acontecerá em razão da audiência pública que irá discutir o tema na Câmara Municipal do Recife a partir das 15h.

A proposta de renda básica defendida pelo Comitê Popular Recife prevê o valor mensal de R$ 512, que deveriam ser pagos ainda este ano, para mais de 120 mil famílias que recebem o Auxílio Brasil no município. Segundo assessoria de comunicação do Comitê, o valor representa uma cesta básica suficiente para uma pessoa durante o mês. Os grupos prioritários para o recebimento do valor incluem moradores e moradoras de ocupações urbanas, famílias monoparentais chefiadas por mulheres com filhos e pessoas em situação de rua.

Em estudo divulgado em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou a cidade do Recife como a capital mais desigual do país, onde quase 250 mil famílias sobrevivem em situação de pobreza.