Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Escola Livre de Redução de Danos oferecerá espaço de acolhimento no Carnaval de Olinda

Giovanna Carneiro / 24/01/2023

Este é o segundo ano de funcionamento do espaço em Olinda, que funcionou pela primeira vez no Carnaval de 2020. Crédito: Ingrid Farias / Escola Livre de Redução de Danos

A Escola Livre de Redução de Danos, iniciativa coletiva da sociedade civil que visa minimizar danos sociais e à saúde através da promoção do bem-estar social e de políticas de redução da vulnerabilidade e violência, oferecerá um espaço gratuito de estímulo à prevenção e ao cuidado com o consumo de álcool e outras drogas durante o carnaval de Olinda.

A casa onde será realizada a ação “Fique Suave no Carnaval” está localizada na rua Treze de Maio, nº 99, no bairro do Carmo. O espaço contará com um ambiente de descanso e acolhimento para os foliões, equipados com banheiros e mangueira para banho, e também com a distribuição gratuita de água e kits de redução de danos com preservativos, protetor solar, sedas e outros itens, além da venda de lanches. Serão disponibilizados, ainda, materiais informativos sobre os riscos e efeitos do consumo excessivo de álcool e outras substâncias e estratégias preventivas de redução de danos.

“A redução de danos e riscos envolve toda aquela medida que, de forma individual ou coletiva, a gente pode empreender para diminuir os danos decorrentes do uso do álcool ou outra substância psicoativa, tanto do ponto de vista social quanto da saúde do indivíduo”, explicou a psicóloga Priscilla Gadelha, uma das coordenadoras da Escola Livre de Redução de Danos.

O espaço de acolhimento funcionará entre os dias 18 a 21 de fevereiro e vai receber um número limitado de pessoas, de acordo com a capacidade da casa. A cada dia haverá uma distribuição de pulseiras com cores diferentes e o ambiente será de uso rotativo. Apenas pessoas maiores de 18 anos poderão ter acesso a casa.

O trabalho de prevenção e cuidado desenvolvido pela Escola de Redução de Danos contará com uma equipe de 40 pessoas que estarão dispostas tanto na casa quanto nas ruas de Olinda distribuindo kits de redução de danos nos principais pontos do Centro Histórico da cidade.

“A redução de danos é uma estratégia que beneficia a todas e todos que estão brincando a festa, porque estimula a prevenção e previne situações de exposição ou risco. Queremos uma festa segura com informações acessíveis e confiáveis para as pessoas”, destacou a coordenadora da ação Fique Suave no Carnaval, Ingrid Farias. Esta é a segunda vez que a Escola Livre de Redução de Danos promove a ação, a primeira aconteceu em 2020.

Confira 7 dicas de Redução de Danos para curtir o Carnaval com segurança:

Hidrate-se

Entre uma cerveja e outra, no consumo de álcool e outras drogas, mantenha-se hidratada(o). Reduza os efeitos da ressaca.

Alimente-se

Manter-se alimentado possibilita mais lucidez e chances de recuperação, caso algo aconteça. Frutas, como laranja, banana e melancia, são boas opções.

Esteja bem consigo mesma(o)

Alguns dos efeitos negativos no uso de álcool e outras substâncias advêm de problemas anteriores ao uso, de natureza pessoal. Escolher um bom momento é importante.

Ande com pessoas de confiança

Faz toda diferença uma rede de apoio nesses momentos, caso algo de ruim aconteça.

Não consuma algo oferecido por desconhecidos

Evite beber ou ingerir qualquer outra substância oferecida por pessoas desconhecidas, pois podem estar “batizadas”. Busque usar sempre seus próprios utensílios.

Saiba onde estão os serviços

Esteja atenta(o) onde estão localizados os bombeiros, as ambulâncias e os postos de saúde.

Peça ajuda a quem você confia

Se a situação estiver ruim e você sentir necessidade, não hesite em pedir ajuda. Mas tente fazer isso com pessoas de confiança.

Demais pontos de acolhimento

Em nota enviada à Marco Zero, a Prefeitura de Olinda informou que passou a oferecer serviços de conscientização e prevenção aos foliões a partir do dia 22 de janeiro, com ações de distribuição de preservativos e repasses informativos realizados por agentes redutores de danos que circulam pelas ruas do Centro Histórico da cidade. Em caso de risco causado pelo uso excessivo de álcool e outras drogas, os foliões estão sendo orientados a procurar o estande da prefeitura localizado ao lado do prédio dos Correios, na Praça do Carmo.

Durante o Carnaval, serão disponibilizadas duas unidades especiais de saúde para atendimento ao público em Olinda: a Policlínica Barros Barreto, na Praça do Carmo e a Escola Maria da Glória, no bairro de Guadalupe. Ambulâncias estarão de prontidão para transferir pacientes em casos de maior gravidade.

*Esta reportagem foi produzida com apoio doReport for the World, uma iniciativa doThe GroundTruth Project.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossapágina de doaçãoou, se preferir, usar nossoPIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Giovanna Carneiro
Giovanna Carneiro

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.