Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Serão 10 dias de mesas, painéis e diálogos. O Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente está de volta em uma edição totalmente gratuita e virtual. De 15 a 25 de março, Importantes nomes do jornalismo nacional e internacional participarão de 13 mesas de discussão, 17 painéis e três diálogos, organizados em cinco trilhas temáticas que pautam o festival: democracia, diversidade, distribuição, empreendedorismo e meio ambiente.
Nas mesas acontecerão debates entre convidados e convidadas especialistas nos temas fundamentais ao jornalismo em 2022. Entrevistas com importantes pensadores e pensadoras do jornalismo do Brasil e do mundo serão realizadas sob o formato de diálogos. E os painéis serão o espaço de partilha de relatos e vivências no jornalismo independente em todos os cantos do país.
Tudo será transmitidos pelo canal do Youtube e Facebook do Festival 3i. São aproximadamente 40 horas de programação. O público também poderá conversar diretamente com convidados em salas exclusivas para inscritos. O evento vai se desdobrar ainda em conteúdos multimídia extras que serão lançados ao longo das duas semanas.
A intenção da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) é possibilitar que os participantes (ornalistas, pesquisadores, estudantes e empreendedores do Brasil e da América Latina) possam interagir, compartilhar desafios e trocar experiências com os convidados e convidadas, além de ter contato com tudo que há de mais atual no ramo do empreendedorismo na comunicação: novos modelos de negócios, narrativas e práticas.
Entre os debatedores confirmados há profissionais como Jon Lee Anderson, (New Yorker), Rosental Calmon Alves (Centro Knight para o Jornalismo nas Américas), Eliane Brum, Alison Bethel McKenzie (Report for America), Kátia Brasil (Amazônia Real), Maristela Crispim (Eco Nordeste), Janine Warner e Mijal Iastrebner (SembraMedia), Ale Higareda (Malvestida.com), Felipe Estefan e Nishant Lalwani (Luminate).
A 3ª edição do Festival 3i é patrocinada por Google News Initiative e Meta Journalism Project. E as trilhas temáticas têm apoio de Climate and Land Use Alliance (CLUA), Fundação Tide Setubal e Luminate.
No segundo dia do festival, 16 de março, junto com o Projeto Colabora a Marco Zero será anfitriã da mesa Das mídias de massa à massa de mídias: as transformações na indústria jornalística e os avanços e desafios para a mídia independente. As anfitriãs são as organizações responsáveis por planejar, definir debatedores e mediadores, fazer os convites e garantir a participação de convidados e convidadas.
Esta mesa terá como mediador Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, titular da Cátedra Unesco em Comunicação e da Cátedra Knight de Jornalismo na Escola de Jornalismo do Moody College of Communication, da Universidade do Texas em Austin. O tema será desenvolvido e discutido por:
A ideia é discutir as transformações pelas quais a indústria jornalística vem passando, dar exemplo dos seus avanços, apontar os desafios e as soluções encontradas até aqui e explicar o papel fundamental da Ajor neste cenário.
A mesa de encerramento, na noite de 25 de março, será mediada por Carol Monteiro, diretora de Cursos e Projetos da Marco Zero Conteúdo e professora da Universidade Católica de Pernambuco, onde idealizou o #Foca no 3i – cobertura do Festival por estudantes universitários das cinco regiões.
Ela vai facilitar o debate do tema Ombudsman: onde chegamos com o festival e para onde vamos?, com a participação de Joana Suarez, gerente de jornalismo na Revista AzMina e líder de outros projetos de jornalismo independente; Camila Silva, coordenadora do Programa Diversidade Racial na Comunicação do Nexo, colunista da Carta Capital e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (SP); e Rodrigo Alves é autor do podcast Vida de Jornalista, com bastidores e reflexões sobre a profissão.
Carol Monteiro também estará presente no formato painel mediando a conversa sobre O papel do ensino para um jornalismo inovador e independente. Participarão dessa discussão Natália Mazotte, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); a equipe do Comunicast, que é o projeto de Extensão em Podcast da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); e representantes do Observatório da Vida Agreste do campus de Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Outro integrante da equipe da Marco Zero na programação do Festival 3i é um dos editores e cofundador Laércio Portela. No diálogo A pauta como lugar de posicionamento, reflexão e re-humanização ele irá entrevistar a professora e pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE, colunista do The Intercept Brasil e doutora em Sociologia, Fabiana Moraes.
Vencedora de três prêmios Esso e autora de cinco livros, Fabiana agora está escrevendo um livro sobre pauta e ativismo com reflexões teóricas e práticas sobre a produção da notícia a partir de questões como colonialidade, objetividade e valor-notícia. A obra deverá ser lançada ainda neste primeiro semestre pela Arquipélago Editorial.
É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.