Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Festival ManINfestações movimenta o Coque

Marco Zero Conteúdo / 09/05/2022

Crédito: Revelar.si - coletivo de fotógrafas do Coque

Começa nessa terça-feira (10/5) a segunda edição do ManINfestações: encontro das juventudes no Coque. O festival multilinguagem organizado por jovens de uma das comunidade mais estigmatizadas do Recife, acontece até o próximo sábado (14/5) e tem na programação oficinas, rodas de diálogo, mesas, cinedebates e shows.

O evento, que se espalha por vários polos do território, é resultado de uma articulação em rede de diversos coletivos como o Neimfa, o Coquevídeo, o Revelar.si e a Casinha. Todas as atividades são abertas e gratuitas e a programação completa pode ser conferida no instagram @maninfestações.

O dia de abertura conta com oficinas de graffiti, dança pop e de beleza negra (afro realce) e, ainda, com a exibição da animação infantil pernambucana Bia Desenha e a apresentação do Maracatu Nação de Oxalá. Na quarta-feira (11/5), além oficinas de trança, dança do oeste africano e twerk, acontece também a roda de diálogo “Juventudes, periferias e formação humana”, na sede do Neimfa.

Outros destaques da programação são o Cine Coque, composto por nove filmes, todos produções de realizadorxs e coletivos locais, que acontece na quinta-feira (12/5) às 18h, na Academia da Cidade, e a mesa “Não é dia de negro: contra o genocídio, viver apesar de tudo”, a ser realizada no dia 13 de maio, no Neimfa, com participação Sarah Marques, Joelma Lima e Joice Paixão. O encerramento cultural conta com o Coco do Coque e o coco Raízes do Coque, além de Mun Há, Dj Boneka e o show de Barbarize, um dos expoentes da música pernambucana contemporânea.

Crédito: Revelar.si - coletivo de fotógrafas do Coque

“Desejamos nos posicionar ao lado de outras juventudes periféricas como produtoras de cultura e inventoras de outras forma de fazer política”, afirma Mekson Dias, um dos organizadores do evento. “Na medida em que nos localizamos como potência, nos unimos e nos reconhecemos como tal, mudamos a forma como o mundo nos olha, porque mudamos a forma que olhamos a nós mesmos”, completa.

A Marco Zero Conteúdo é apoiadora do festival e divulgará as atividades de todos os dias do evento em parceria com o ManINfestações.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.