Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Fotógrafo da MZ expõe fotos do universo do circo no Recife Antigo

Marco Zero Conteúdo / 23/03/2023
Foto em preto e branco de palhaço maquiado, usando nariz redondo postiço, com chapéu coco preto, mão esquerda levantada e espalmada, camisa de listas horizontais, colete e gravata em tom mais claro do que as listas escuras.

Crédito: Arnaldo Sete

A exposição de fotografias do projeto Por trás da lona, do repórter fotográfico da Marco Zero Conteúdo, Arnaldo Sete, chega ao Recife neste final de semana depois de passar por Araripina, Caruaru e Palmares. Nos dias 25 e 26 de março, sábado e domingo, das 16h às 20h, a exposição estará na avenida Rio Branco, no Recife Antigo.

A exposição, armada sob uma lona circense, que tem entrada gratuita, e conta com 32 fotografias no formato 30cm x 45cm, todas em preto e branco. “Em meus trabalhos autorais utilizo sempre essa estética, pois gosto de equilibrar as informações contidas na imagem, de forma que o observador possa caminhar seu olhar por toda superfície da fotografia e descobrir detalhes de cada composição”, explica o fotógrafo.

Em 2020, Arnaldo Sete mergulhou no universo circense. O mundo viva a pandemia e boa parte do seu período de “isolamento social”, se deu junto a artistas de um circo. Foram três meses acordando e dormindo com os profissionais que fazem parte do Circo Alves, instalação itinerante que estava em Caruaru, no agreste pernambucano, quando o projeto foi iniciado.

“A forma como fui acolhido pela família Alves foi inesquecível. As imagens que produzi foram feitas a partir do privilégio que tive de conviver com cada integrante e presenciar, de perto, situações que normalmente o grande público não tem acesso”, ressalta Arnaldo.

O projeto “Por trás da lona”, segundo o fotógrafo, buscou captar a essência da tradição circense itinerante, documentando a vida desses artistas para além do brilho e da espetacularidade do picadeiro, de modo a contribuir, de alguma forma, com a valorização e o reconhecimento dessa arte milenar. “A exposição chegou também para jovens, adultos e idosos que nunca tiveram a oportunidade de assistir um espetáculo circense”, conta Arnaldo.

Arnaldo Sete e a exposição Por trás da lona. Crédito: Divulgação

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.