Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Iniciativa contra câncer infantil no Brasil começa por Pernambuco

Marco Zero Conteúdo / 12/09/2023
Grupo grande de pessoas posando para foto por trás de uma mesa comprida, forrada com panos na cor azul

Crédito: PH Reinaux/ Desiderata

A Organização Panamericana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde nas Américas, escolheu Pernambuco para iniciar no Brasil as ações da Iniciativa Global Contra o Câncer Infantil, que tem como objetivo melhorar o índice de cura mundial do câncer infantil, primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), hospitais especializados e entidades da sociedade civil aderiram ao programa das Nações Unidas.

Em Pernambuco, onde estima-se 410 novos casos de câncer infantil por ano (no Brasil devem ser 7.930), o protocolo da iniciativa lançada nesta terça-feira (12) foi assinado pela secretária estadual de Saúde, Zilda Rego, pela representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Zelma Pessôa, e pela secretária municipal de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Os hospitais que participarão da iniciativa serão o Hospital de Câncer de Pernambuco, Oswaldo Cruz (HUOC), IMIP e Hospital Dom Tomáz, de Petrolina. A sociedade civil local será representada pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) e Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC).

O Instituto Desiderata, organização que atua há 20 anos para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer, participará contribuindo na definição da estratégia de promoção de diagnóstico precoce em conjunto com os atores da rede de oncologia pediátrica do estado. As instituições que integram a iniciativa no estado também contarão com apoio do St. Jude Children’s Research Hospital, do estado norte-americano Tennessee, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer em crianças do mundo.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.