Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Jornalismo Independente no NE: desafios e soluções

Inês Campelo / 19/05/2023
Jornalismo Independente no Nordeste: desafios e soluções

Prazo para inscrições gratuitas: até 09 de junho de 2023 pelo Sympla

Realização: Marco Zero em parceria com o Mestrado de Indústrias Criativas da Unicap

Apoio: OAK Foundation e International Fund for Public Interest Media (IFPIM)

Vivemos os últimos anos sob ataques e desmontes que impactaram a vida de todos, todas e todes. No Nordeste, região com os piores indicadores sociais e econômicos do país, a situação foi ainda mais grave, com as populações mais pobres, os moradores das periferias, os negros, as mulheres, os indígenas e os quilombolas sendo os mais atingidos. 

Na linha de frente da resistência e defesa da democracia estão as organizações de jornalismo independente que fazem um trabalho constante de combate à desinformação, produzindo conteúdos que contribuem para a pluralidade da informação, qualificação do debate público, dando visibilidade e empoderando setores da sociedade excluídos da cobertura feita pelos veículos de comunicação tradicionais.

Considerando a importância do fortalecimento de uma rede de organizações de jornalismo independente no Nordeste e que a consolidação dessa rede passa pelo fortalecimento institucional e pela sustentabilidade financeira das organizações integrantes, a Marco Zero Conteúdo, em parceria com o mestrado de Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco, abre 30 vagas para o curso Jornalismo Independente no NE: desafios e soluções

Inscrições:

As inscrições serão feitas, exclusivamente, via formulário de inscrição a ser disponibilizado [neste link].

As inscrições serão abertas no dia 23 de maio de 2023 e finalizadas na sexta, 09 de junho de 2023, às 18h, não sendo aceitas propostas enviadas após a data determinada. 

A organização será contemplada com uma vaga. Podendo inscrever uma pessoa por rodada ou apenas um participante para os quatro momentos.

As dúvidas sobre este edital podem ser encaminhadas para o e-mail redene@marcozero.org.

Sobre as vagas (30 no total):

25 vagas:

  • Profissionais de organizações de jornalismo independente que atuem na região Nordeste;
  • Profissionais de organizações de jornalismo que fazem parte do Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco;

5 vagas:

  • estudantes de Comunicação que estejam entre o sétimo e oitavo períodos;

Cada organização tem direito a uma vaga. No entanto, pode haver rodízio de profissionais para as rodadas desde que seja previamente apontado no formulário de inscrição.

Após o curso, serão selecionadas:

  • Até três organizações participantes para um processo de mentoria e financiamento da formalização (um ano de endereço fiscal, taxas de cartório, regularização na Secretaria da Fazenda, entre outros custos);
  • Até cinco organizações para construção, publicação e distribuição nas redes sociais de uma matéria especial com bolsa no valor de R$ 2 mil para cada organização;
  • Até cinco organizações para desenvolver um projeto de captação de recursos para execução conjunta.

Critérios para seleção das mentorias:

  • Ter participado de pelo menos 80% das aulas;
  • Ser de um coletivo ou organização jornalística que atue no Nordeste;
  • Ter produção jornalística constante e comprovada;
  • Ter no mínimo um ano de existência.

Programação do curso:

• Encontro de abertura: 13/06/2023

Apresentação geral do que será oferecido nas quatro rodadas.

Palestra com Carol Munis (Oficial de Programa da OAK no Brasil) e Maristela Crispim (fundadora e editora da Eco Nordeste) e mediação de Carolina Monteiro (Marco Zero e Diretora da Escola de Comunicação da Unicap).

Das 19h às 21h.

Rodada 1: Formalizando o jornalismo independente

Dias: 14 e 15/06/2023 das 19h às 22h

Havanna Marques é professora de gestão financeira e contabilidade curso de pós graduação de jornalismo independente na Unicap. Contadora, com aproximadamente quinze anos de experiência, atuou como auditora independente e consultora financeira, especialista em controles internos, mapeamento e implementação de processos e procedimentos administrativos e financeiros com ênfase na transparência e sustentabilidade nas instituições. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pela Universidade de São Paulo, acredita que a gestão financeira e administrativa, assim como a contabilidade são potentes recursos e ferramentas para as organizações sociais, podendo ser um conhecimento a ser trocado de forma mais acolhedora.

Profissional convidado: Sérgio Miguel Buarque é cofundador e coordenador executivo da Marco Zero Conteúdo. Graduado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, trabalhou por 15 anos no Diario de Pernambuco, onde foi repórter esportivo, editor de política e editor executivo.

Rodada 2: Presença digital – o que você precisa saber sobre o mundo digital

Dias: 27, 28 e 29/06/2023 das 19h às 22h

Fernando Fontanella é publicitário, formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco. Tem interesse nas áreas de cultura digital, redes digitais, cultura pop e publicidade e propaganda.

Profissional convidado: Ivson Santo é gestor das redes sociais da Marco Zero, profissional de marketing e fotógrafo de moda, atuando há oito anos na criação e na distribuição de conteúdos com respeito aos direitos humanos. Graduado em Rádio, TV e Internet pela UFPE.

Rodada 3: O poder da indústria criativa

Dias: 11, 12 e 13 de julho de 2023 das 19h às 22h

Carolina Monteiro é jornalista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem especialização em Design da Informação pela mesma instituição, master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra, mestrado e Doutorado acadêmico em Design, também na UFPE. Atualmente é a diretora da Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, onde leciona nos cursos de Jornalismo, Fotografia e no Mestrado em Indústrias Criativas.

João Guilherme é jornalista, formado na Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em comunicação social pela mesma universidade, é professor permanente do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e nos cursos de graduação em Fotografia e Jornalismo. É servidor público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), onde atua na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) coordenando ações de formação no Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (IDEIAS TJPE).

Rodada 4: Construção de projetos e captação de recursos

Dias: 25, 26 e 27/07/2023 das 19h às 22h

Dario Brito é jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, sendo atualmente professor assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Indústrias Criativas (PPGIC) e também do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). Ensina ainda nos cursos de graduação em Jornalismo, em Jogos Digitais e em Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação da Unicap. Ocupa o cargo de Coordenador de Pesquisa e Inovação (CPqI) da Universidade.

Profissional convidada: Daiane Dultra é captadora de recursos, com mais de 15 anos de experiência na área, já liderou projetos de impacto nos temas de equidade de gênero, resiliência climática e desenvolvimento. Possui uma consultoria focada em sustentabilidade financeira para ONGs e um projeto de democratização do conhecimento sobre captação nas redes sociais e YouTube.

Coordenação: Inês Campelo e Luis Carlos Pinto

Arte: Celeste Campelo

AUTOR
Foto Inês Campelo
Inês Campelo

Formada em Jornalismo pela Unicap. Apaixonada pela fotografia, campo que atua profissionalmente desde 1999. Atualmente é freelancer e editora de imagens do Marco Zero.