Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Lula e João Campos chegam juntos à cerimônia no Exército e abrem o ano eleitoral

Inácio França / 19/01/2024

Crédito: Arnaldo Sete/MZ Conteúdo

Eram 9h15min desta sexta-feira, 19 de janeiro, quando o Jeep Commander com o presidente Lula entrou no pátio do Comando Militar do Nordeste. Na primeira fileira do palanque onde o general Maurílio Miranda Ribeiro assumiria o cargo de comandante, a governadora Raquel Lyra aguardava o presidente para recepcioná-lo. Seguindo os ritos do cerimonial, quando carro o parou, ela adiantou-se alguns metros acompanhada do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, do comandante do Exército, general Tomáz Paiva e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

No entanto, para surpresa de quem acompanhava o ritual o primeiro a sair do carro não foi o presidente da República, mas sim o prefeito do Recife, João Campos. Assim, a cena que deveria ter sido meramente protocolar, ganhou simbolismo e relevância política, principalmente porque no palanque havia vários pesos pesados do PT e ministros do governo que não receberam o mesmo tipo de atenção.

Pouco antes, o prefeito – extremamente ativo nas redes sociais – já havia feito a primeira postagem em seu perfil de Instagram, postando no feed da página um carrossel com cinco fotos, quatro delas registrando o jantar da véspera de sua família incluindo a mãe Renata e seus quatro irmãos, com o presidente Lula. A quinta imagem da postagem foi retirada do álbum de fotografias: nela também está seu pai, o então governador Eduardo Campos, ao lado da esposa, dos filhos adolescentes e de Lula.

Além de dar o tom do que deverá ser a campanha eleitoral na capital pernambucana, a vinculação entre o prefeito e o presidente, além de dificultar a vida de qualquer outra candidatura progressista no Recife, sinaliza que o tom pacífico entre PT e PSB em 2024. O maior risco para a paz entre os dois principais partidos da aliança que levou Lula e Geraldo Alckmin ao Palácio do Planalto em 2022 seria em São Paulo, onde a namorada de João Campos, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) será candidata a prefeita, sem apoio do PT paulistano, que irá compor chapa com Guilherme Boulos (PSOL).

(com informações de Giovanna Carneiro e Raíssa Ebrahim)

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.