Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Mais uma greve por causa de salários atrasados no Diário de Pernambuco

Marco Zero Conteúdo / 01/03/2023
print com porção superior da capa do Diário de Pernambuco do dia 1º de março de 2023

Crédito: www.diariodepernambuco.com.br

A rotina de greves e paralisações para cobrar pagamento de salários atrasados continua no Diário de Pernambuco. Os jornalistas prestadores de serviço, sem vínculo de carteira assinada com o jornal, cruzaram os braços hoje, 1º de março. Os profissionais com contratos há mais tempo estão com oito meses de salário em aberto. A reivindicação imediata dos jornalistas não é muito ambiciosa: basta que a empresa pague o valor referente a um mês de trabalho para que as atividades sejam retomadas.

Os prestadores de serviço são maioria na composição atual da redação do Diario, com 32 contratados sem vínculo como pessoas jurídicas, os chamados Pjs, praticamente o triplo dos 11 celetistas. Legalmente, essa condição os impediria de trabalhar com horários fixos, integrar escalas de trabalho em domingos e feriados, mas isso não é levado em consideração pela empresa.

A situação dos celetistas não é melhor, pois, segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope), alguns deles “não receberam sequer os salários de dezembro de 2021. Outros estão por receber salários desde fevereiro, março, junho, julho ou agosto de 2022”. A informação foi repassada pelo sindicato por meio de uma nota oficial.

A diretoria do Sindicato informou que está acompanhando a paralisação o DP e também os processos instaurados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Justiça do Trabalho.

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.