Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Marcha da Consciência Negra toma as ruas do Recife nesta quinta-feira

Marco Zero Conteúdo / 18/11/2025
Uma pessoa exibe dois adesivos nos antebraços com frases: “Mulheres Negras movem estruturas!” e “Povo Negro Forte”. Ela veste uma blusa vermelha sem mangas e usa um relógio no pulso esquerdo. Ao fundo, há outras pessoas e árvores, sugerindo um evento ao ar livre.

Crédito: Arnaldo Sete/Marco Zero

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, as ruas do Recife vão ser ocupadas pela Marcha da Consciência Negra 2025. A mobilização, organizada pela Articulação Negra de Pernambuco em parceria com diversos movimentos sociais, terá concentração a partir das 14h, no Marco Zero. O percurso seguirá pelas ruas do Recife Antigo e do bairro de Santo Antônio, com encerramento no Monumento a Zumbi dos Palmares, localizado no Pátio do Carmo.

Com o tema “Pelo fim da violência policial, por reparação e bem viver”, a marcha deste ano denuncia a criminalização da população negra pelas forças policiais. A escolha do tema faz referência à chacina ocorrida nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, no início do mês. E também se conecta à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, marcada para o dia 25 de novembro, em Brasília.

A marcha propõe o debate sobre “reparação” como acesso a direitos, redistribuição de oportunidades, preservação da memória e transformação das estruturas que sustentam o racismo. Já o conceito de “bem viver” é apresentado como um projeto coletivo baseado na dignidade, autonomia e segurança da população negra.

A programação inclui falas políticas, intervenções artísticas e apresentações culturais. Às 15h, começam as falas e intervenções; às 15h45, ocorre a Batalha de MCs; às 16h30, apresentação do Maracatu Real da Várzea; às 17h15, Coco de Água Doce. A saída do ato está prevista para 17h30, com cortejo de batucadas. Às 18h, haverá intervenção com pintura no chão com a frase “Vidas Negras Importam”, seguida por intervenção com velas e performance de Cris Nascimento na Praça do Diário, às 18h30. O encerramento está marcado para as 19h.

Esta será a segunda edição da marcha após o Dia da Consciência Negra ter sido reconhecido como feriado nacional, por meio da Lei nº 14.759/2023. A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, símbolo de resistência e organização política do povo negro.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.