Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Marinha alega “equívoco” e informa que não fará exercício de tiro em rota de baleias em Pernambuco

Marco Zero Conteúdo / 25/08/2022
De costas para a câmera, no lado esquerdo da imagem, militar está na porta de um helicóptero sobrevoando o mar que não aparece na imagem, usando uniforme, olhando para o oceano abaixo dele. No centro da foto, aparece um navio militar cinza, e ao fundo a silhueta de outra embarcação. No lado direito da imagem, luminosidade do sol se espalha nas águas, gerando um efeito prateado sobre o mar.

Crédito: Raquel Lemos/Marinha do Brasil

por Cristiane Prizibisczki*, publicado originalmente no portal ((o)) Eco

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) informou que não realizará, em nenhuma data nos próximos meses, exercícios de tiro na zona marítima defronte ao estado. O exercício estava programado para acontecer hoje, a poucos quilômetros de duas áreas protegidas e na rota das baleias jubarte, que usam o litoral brasileiro para se reproduzirem nesta época do ano.

A CPPE confirmou a ((o))eco que a informação sobre o exercício saiu de um dos setores do órgão, a Seção de Controle Naval do Tráfego Marítimo e de Embarcações, mas, segundo a Capitania, o vazamento dos dados teria sido um “equívoco”.

A informação sobre as atividades da Marinha no Nordeste vieram à público na última quarta-feira, 17 de agosto, quando uma mensagem circulou entre grupos de pescadores, comunidades litorâneas de Pernambuco e em fóruns de discussão de áreas protegidas no estado, como os Conselhos das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e APA Marinha Recifes Serrambi. 

Na data, o Instituto Baleia Jubarte chegou a enviar um ofício à Marinha solicitando o adiamento da ação, já que o exercício poderia comprometer a migração das baleias jubarte na costa brasileira.

Na lista de espécies ameaçadas até 2014, hoje a população de baleia jubarte está em crescimento no Brasil. Estima-se que, atualmente, cerca de 25 mil indivíduos da espécie frequentem a costa brasileira entre junho e novembro para acasalar, dar à luz e amamentar os filhotes.

O Instituto pedia que treinamentos da Marinha com tiros fossem feitos fora deste intervalo de tempo.

O anúncio do exercício em Pernambuco ocorreu apenas uma semana após a suspensão de atividade similar na Ilha Sapata, parte da zona de amortecimento do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, no litoral paulista. 

A ação naquele local estava inicialmente prevista para acontecer entre os dias 16 e 17 de agosto, mas foi cancelada, após o ICMBio, que cuida das áreas protegidas do Brasil, informar que a atividade comprometeria a reprodução das aves de Alcatrazes.

*Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellowship Programme (2011), com o artigo “(Mis)Informed Cities? – The urban level of climate change as reported on the pages of UK prestige press: a case study of the websites of BBC News and the Guardian”. Já trabalhou para veículos como Valor Econômico e revistas da Editora Abril (freelancer) e desde 2007 colabora para ((o))eco. Foi vencedora do Earth Journalism Awards (2009) em três categorias internacionais e do Prêmio Embrapa de Reportagem (2014).

Uma questão importante!

Colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado.
AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.