Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, sedia 1º Salão de Turismo de Base Comunitária

Marco Zero Conteúdo / 28/09/2023
Em primeiro plano, em cima de uma mesa de madeira um prato de tira-gostos variados, ao lado de uma caneca transparente cheio de cerveja, tendo ao fundo casas humildes em um morro.

Crédito: instagram Cantinho do Axé

O Turismo de Base Comunitária é uma atividade que costuma gerar renda para quem trabalha nas com gastronomia, artesanato, cultura, pesca e transporte em comunidades tradicionais, tanto na zona rural quanto nas periferias das grandes cidades. Por isso, o Instituto Negralinda vai realizar desta sexta-feira (29), a domingo, 1º de outubro, das 10h às 21h, o 1º Salão de Turismo de Base de Pernambuco, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. De acordo com as organizadoras, é “uma iniciativa inovadora que busca promover o turismo consciente e sustentável em comunidades tradicionais e ribeirinhas do estado”.

Para a equipe do Negralinda, o Turismo de Base Comunitária é “uma poderosa alavanca para o desenvolvimento econômico de pequenas localidades, valorizando suas dimensões sociais e culturais únicas e proporcionando alternativas de desenvolvimento em comunidades que enfrentam desafios como dispersão populacional, falta de empregos e serviços locais”

A programação do salão conta com diversas atividades, incluindo palestras sobre empreendedorismo colaborativo, aulas-show de gastronomia do mangue, oficinas de artesanato sustentável, vivências em roteiros comunitários e rodadas de negócios. A previsão é que, pelo menos, 500 mulheres de comunidades tradicionais e ribeirinhas de 10 municípios de Pernambuco participem do evento “conectando seus produtos e serviços de alto valor agregado com o público consumidor, ampliando a rede de empreendedorismo social e criativo em diversos territórios”.

Uma questão importante!

Se você chegou até aqui, já deve saber que colocar em prática um projeto jornalístico ousado custa caro. Precisamos do apoio das nossas leitoras e leitores para realizar tudo que planejamos com um mínimo de tranquilidade. Doe para a Marco Zero. É muito fácil. Você pode acessar nossa página de doação ou, se preferir, usar nosso PIX (CNPJ: 28.660.021/0001-52).

Apoie o jornalismo que está do seu lado

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.