“Não, não tem ataque. Eu quero colocar que nós, o nosso governo do PT, nós tivemos uma média de 800 casas por ano construídas, o prefeito fez 200. De 2.501 casas que nós deixamos para construir, com recursos, ele fez 200 por ano. O que ele fez em quatro anos, nós fizemos em um ano só de governo. O cálculo é esse.” João Paulo em entrevista na Rádio Olinda, no dia 20 de outubro.
Em entrevista ao programa Nossa Manhã, da Rádio Olinda, João Paulo (PT) recebeu a seguinte pergunta de uma ouvinte: “No debate de ontem, com o candidato Geraldo Julio, só ouvimos propostas. E hoje, só ataque. Por quê?” O candidato respondeu ressaltando que não havia ataques de sua parte e destacou os feitos da gestão do PT na área de habitação. João Paulo vem declarando que realizou o maior programa habitacional do Recife, tendo construído 4.552 moradias contra 869 de Geraldo Julio.
O Truco Eleições 2016 – projeto de fact-checking da Agência Pública em parceria com a Marco Zero Conteúdo em Recife – checou a informação de João Paulo e verificou que a gestão do PT não teve a média de 800 moradias entregues por ano nem realizou em um ano o que a gestão de Geraldo fez em seus quatro. Por isso, o candidato recebe a carta “Blefe”.
Considerando o número de 4.552 casas entregues em sua gestão, João Paulo fica com média de 569 moradias por ano. Já o prefeito Geraldo Julio propagou durante o primeiro turno a entrega de 869 habitações, ou seja, 217 por ano. Agora, no segundo turno, atualizou os dados e afirma que já entregou 1.177, o que dá uma média anualizada de 294.
Nos 12 anos de gestões petistas no Recife, portanto nos oito anos de administração de João Paulo (2001-2008) e nos quatro de João da Costa (2009-2012), foram entregues ao todo 7.537 moradias. A média de todo esse período é de 628 casas por ano. João da Costa, segundo divulgado em matéria da Prefeitura sobre sua prestação de contas, entregou 2.985 moradias, tendo uma média de 746 habitações por ano, número maior do que o da gestão João Paulo.
O certo é que nem no período de João Paulo, nem do de João da Costa, nem mesmo na soma dos 12 anos da gestão do PT, se registrou a média de 800 moradias entregues por ano e, assim sendo,também não é verdade que os petistas produziram em 12 meses mais do que Geraldo Julio em toda a sua administração.
(Thayná Campos)