Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

“Nadadores do Mundo”: exposição itinerante aporta em Brasília Teimosa

Marco Zero Conteúdo / 28/06/2024
Foto em preto e branco que retrata a metade inferior do corpo de uma pessoa. Ela está de pé sobre um pano branco estendido no chão. A pessoa usa meias-calças com desenhos de luas e estrelas. Um pé está no pano, enquanto o outro pisa em um pequeno banquinho branco. A foto parece antiga ou danificada, com arranhões e riscos.

Crédito: Mitsy Queiroz

Nos dias 28, 29 e 30 de junho, Brasília Teimosa, na zona Sul do Recife, receberá a exposição itinerante Nadadores do Mundo. O projeto reúne fotografias de captura analógica em preto e branco, reveladas em laboratório próprio e posteriormente impressas em tecido em grandes dimensões e é fruto da pesquisa realizada pelo artista visual Mitsy Queiroz.

A exposição é aberta ao público e passará pelo Mercado de Peixes, pela orla de Brasília Teimosa, pela Associação de Pescadores de Brasília Teimosa, pela praia do Buraco da Véia e pela praça São Pedro. A comunidade pesqueira foi escolhida para receber o projeto devido a sua ligação com o tema principal da pesquisa em arte de Mitsy Queiroz.

O material de divulgação explica que Nadadores do Mundo “aborda a complexidade das relações interespécie entre pescadores e peixes e suas cosmologias, observando os saberes provenientes das relações entre humanos e não humanos no complexo ecossistema da pesca artesanal, que incluem tanto o manejo das técnicas empregadas e dos recursos naturais, quanto a capacidade de leitura do ecossistema aquático e o reconhecimento das espécies e seus comportamentos”.

Na exposição, o fotógrafo, mestre em artes visuais e pescador, Mitsy Queiroz, apresenta uma narrativa fabulosa sobre o encantamento do Peixe-Gente, uma entidade mais-que-humana que se levanta com as águas nos dias de lua nova nos períodos mais chuvosos do inverno, visitando de porta em porta os pescadores da colônia para anunciar a chegada da fartura do pescado.

O projeto, que recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, será executado durante os festejos do dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, um momento de importante celebração para a colônia de pescadores tradicionais que saem em procissão às águas num grandioso cortejo de embarcações.

Confira a programação da exposição itinerante:

A imagem é um banner promocional em escala de cinza para um evento. Ele apresenta um padrão de escamas de peixe na parte esquerda, que transita para uma área clara à direita, onde o texto está posicionado. O texto anuncia “nadadores do mundo”, indicando que pode estar relacionado a um evento de natação ou temática aquática. Abaixo desse título, há detalhes sobre o evento, incluindo as datas “28, 29 e 30 de junho” e os endereços em português. Também há logotipos na parte inferior de vários patrocinadores e apoiadores, como Recife, Funcultura, Governo de Pernambuco, Audiovisual Brasil, entre outros.
AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.