Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

ONGs do Recife e Amsterdã lançam plataforma sobre redução de danos para América Latina

Marco Zero Conteúdo / 18/03/2025
A foto mostra cinco pessoas sorridentes posando em frente a um muro grafitado em um espaço ao ar livre. O muro tem diversas cores e desenhos, incluindo uma ilustração central de um rosto estilizado com grandes olhos brancos, lábios vermelhos e brincos pretos. Acima da cabeça do personagem desenhado, há uma coroa amarela e um balão de fala. Há também a assinatura @INAY.DLX no grafite. As cinco pessoas na foto são diversas em idade, gênero e aparência. Estão vestindo roupas leves e coloridas, sugerindo um ambiente descontraído. Três pessoas estão à esquerda do grafite e duas à direita, todas aparentam estar felizes e confortáveis no ambiente. O cenário inclui grama e um chão de pedra, indicando um espaço público ou cultural.

Crédito: Marília Távora/Divulgação

Uma parceria entre a Escola Livre de Redução de Danos, do Recife, e a organização holandesa Mainline resultou na criação de uma plataforma gratuita sobre saúde pública, redução de danos e direitos humanos, com foco na América Latina e no Caribe. O site oferece um curso estruturado em seis capítulos, abordando temas como criminalização das drogas, impactos sociais e estratégias de cuidado.

A plataforma foi desenvolvida para facilitar o acesso a informações sobre políticas de drogas e violações de direitos humanos. O material inclui ilustrações, gráficos, vídeos e tarefas interativas, permitindo uma compreensão ampla do tema. Para acessá-lo, basta realizar um cadastro com e-mail e confirmar o código enviado.

O psicólogo e pesquisador Arturo Escobar, da Escola Livre, destaca que o projeto busca capacitar trabalhadores da saúde e assistência social. “O compartilhamento de saberes e boas práticas é um dos nossos objetivos”, afirma. Antes do lançamento, a plataforma foi apresentada a profissionais da área para validar seu conteúdo e aplicabilidade.

A antropóloga holandesa Ancella Voets, da Mainline, visitou o Recife para conhecer de perto o trabalho da Escola Livre. Ela acompanhou ações de redução de danos na Rua da Aurora e destacou que a abordagem brasileira leva em conta a interseccionalidade de forma mais intensa do que na Holanda.

A Mainline surgiu há mais de 30 anos para enfrentar a pandemia do HIV/aids, com ações como troca de seringas e agulhas. Atualmente, expande sua atuação para a América Latina, colaborando com iniciativas locais para fortalecer políticas de saúde pública e direitos humanos.

Com essa parceria, a plataforma se torna um recurso acessível para ampliar o conhecimento sobre redução de danos e oferecer suporte a populações vulneráveis, promovendo um olhar mais humano e inclusivo para as políticas de drogas.

AUTOR
Foto Marco Zero Conteúdo
Marco Zero Conteúdo

É um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público.