Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

Os cinco gigantes do futebol uruguaio

Inácio França / 10/06/2015

Para os torcedores de cinco pequenos times uruguaios, a operação que prendeu os dirigentes da FIFA, da Conmebol e da Concacaf não foi surpresa nenhuma. Há três anos, os dirigentes do Cerro, Cerro Largo, El Tanque Sisley, Miramar Misiones e Rentistas resolveram enfrentar os gigantes e exigiram que o presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) solicitasse à Conmebol toda a documentação referentes aos contratos firmados pela confederação.

É óbvio que os cartolas não lhes deram ouvidos. Então, em dezembro de 2013, os representantes dos clubes deram um passo ousado: entraram com uma ação criminal para o Juizado do Crime Organizado uruguaio investigar os contratos, a contabilidade e as atividades irregulares da Conmebol.Isto incomodou.

Os clubes passaram a ser ameaçados de expulsão e terem suas atividades de futebol encerradas caso não retirassem a denúncia. Sem contar os incontáveis pênaltis inexistentes e impedimentos não marcados dentro de campo. Mesmo, assim, não recuaram.

Os investigadores uruguaios não foram tão rápidos como os norte-americanos, mas agora os cinco clubes – chamados pela mídia local de ‘Os cinco que não esquecem’ – já avisaram que querem mais: estão cobrando que a justiça realize uma devassa nas relações da AUF com a empresa Full Play, dos empresários Hugo Jinkis, seu filho Mariano e Alejandro Burzaco, todos os três indiciados pelo FBI. A Full Play possui os direitos de transmissão dos jogos da Celeste Olímpica.

Coincidência ou não, o Cerro é o time de coração do ex-presidente Pepe Mujica.

AUTOR
Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.