Apoie o jornalismo independente de Pernambuco

Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52

PMPE exalta Batalhão de Choque em conta oficial do Instagram e depois apaga postagem

Três dias após atacar uma manifestação pacífica no centro do Recife com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, o Batalhão de Choque foi exaltado no Instagram oficial da Polícia Militar de Pernambuco. A postagem com a imagem de um paredão de policiais protegidos por uma formação de escudos, nos mesmos moldes dos grupos que avançaram sobre os manifestantes no último sábado, ficou 29 minutos no ar até ser retirada.

Sob o título em maiúsculas BATALHÃO DE CHOQUE: A VANGUARDA DA PMPE, o texto que acompanhava as imagens (uma segunda foto mostra o paredão de policiais sob a fumaça de bombas de gás) associava o batalhão ao Exército: “Vanguarda significa, literalmente, a guarda avançada ou parte frontal de um exército. Denominação que cabe bem a (sic) tropa de choque da PMPE”.

Segundo o parágrafo sexto do artigo 144 da Constituição Brasileira, as polícias militares são forças auxiliares e reserva do Exército, subordinadas aos governadores de Estado. A dubiedade desse duplo comando é motivo de receio de pesquisadores e grupos de direitos humanos que veem a possibilidade de alimentar a insubordinação das polícias aos governadores, em um possível contexto de avanço do bolsonarismo no meio das tropas.

Na postagem, a PMPE informa, em tom provocativo, que o Choque é considerado uma tropa de elite da Polícia Militar especializada em “atuar no controle e dispersões de multidões, além de praças desportivas e estabelecimentos criminais”.

A postagem ficou no ar por 29 minutos, tempo suficiente para receber mais de 2.600 likes, com fotos tiradas por um fotógrafo que também é sargento do Batalhão de Choque e texto da assessoria de comunicação da PMPE.

Batalhão de choque

Seja mais que um leitor da Marco Zero

A Marco Zero acredita que compartilhar informações de qualidade tem o poder de transformar a vida das pessoas. Por isso, produzimos um conteúdo jornalístico de interesse público e comprometido com a defesa dos direitos humanos. Tudo feito de forma independente.

E para manter a nossa independência editorial, não recebemos dinheiro de governos, empresas públicas ou privadas. Por isso, dependemos de você, leitor e leitora, para continuar o nosso trabalho e torná-lo sustentável.

Ao contribuir com a Marco Zero, além de nos ajudar a produzir mais reportagens de qualidade, você estará possibilitando que outras pessoas tenham acesso gratuito ao nosso conteúdo.

Em uma época de tanta desinformação e ataques aos direitos humanos, nunca foi tão importante apoiar o jornalismo independente.

É hora de assinar a Marco Zero

Clique aqui para doar

AUTORES
Foto Laércio Portela
Laércio Portela

Co-autor do livro e da série de TV Vulneráveis e dos documentários Bora Ocupar e Território Suape, foi editor de política do Diário de Pernambuco, assessor de comunicação do Ministério da Saúde e secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República

Foto Inácio França
Inácio França

Jornalista e escritor. É o diretor de Conteúdo da MZ.