Ajude a MZ com um PIX de qualquer valor para a MZ: chave CNPJ 28.660.021/0001-52
Adalgisas está de volta. O projeto da Marco Zero Conteúdo que acompanha as mulheres nas eleições vem repaginado para 2020. As matérias, entrevistas e reportagens aprofundadas sobre os caminhos e ideias que as mulheres têm para as prefeituras e câmaras municipais continuam sendo nosso pilar, mas vamos além.
A partir desta semana, teremos a newsletter da Adalgisas. A primeira edição traz texto de abertura da socióloga Carmen Silva, do SOS Corpo, falando sobre a importância do voto nas mulheres. Tem também uma entrevista com Juliana Romão, uma das idealizadoras da plataforma Meu voto será feminista, falando sobre as ações deste ano e o mosaico que mostra as candidaturas feministas em vários estados. Mônica Oliveira, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, dá a dica de leitura desta edição.
Quer receber os e-mails do projeto Adalgisas? Se você já é cadastrado na newsletter da Marco Zero, não se preocupe, ela vai automaticamente. Se não, se cadastre aqui. É gratuito, como todo nosso conteúdo.
Outra novidade são os audiocasts, arquivos de áudio com informações importantes sobre as eleições deste ano. Tudo bem curtinho e rápido, para se espalhar pelo WhatasApp. Você vai receber o audiocast do projeto Adalgisas pelas listas de transmissão da Marco Zero (não recebe? clique aqui).
Além disso, vamos estar semanalmente no programa Fora da Curva, da Rádio Universitária FM, em uma parceria com o Centro das Mulheres do Cabo e o SOS Corpo. Serão entrevistas e debates sobre o que podemos esperar para as eleições deste ano e assuntos importantes para acompanhar ao longo desses poucos meses de campanha política, sempre com especialistas no assunto. O programa irá ao ar todas as quinta-feiras, às 11h, com apresentação de Manina Aguiar, do Centro das Mulheres do Cabo.
Tem alguma sugestão de pauta ou denúncia? Manda pra cá: marcozero@marcozero.org. Contamos com você nessa caminhada por uma política mais igualitária e plural!
Nas eleições de 2018, com a primeira versão do projeto Adalgisas, uma equipe de jornalistas acompanhou as eleições em Pernambuco, tendo as mulheres como protagonistas. Foram publicadas 42 reportagens, um mapa interativo com os perfis e as principais propostas de todas as candidatas no estado, várias participações em programas de rádio e três transmissões ao vivo pelo Facebook de debates com temas relativos à questão de gênero.
O nome do projeto é inspirado em Adalgisa Cavalcanti, que entrou para a história como a primeira mulher eleita deputada em Pernambuco. Em 1947, aos 40 anos e disputando a eleição pelo Partido Comunista do Brasil (PCB), Adalgisa conquistou uma das vagas na Assembleia Legislativa. Mulher à frente de seu tempo, Adalgisa teve uma atuação parlamentar destacada e que ainda hoje poderia ser considerada feminista. No entanto, acabou tendo seu mandato cassado, em 10 de janeiro de 1948, quando o PCB passou a ser considerado ilegal. Durante a longa militância foi presa e torturada diversas vezes, sem nunca abrir mão das ideias em que acreditava. Morreu em 26 de abril de 1998, aos 90 anos, deixando um legado de pioneirismo, coragem e luta para todas as mulheres.
Jornalista pela UFPE. Fez carreira no Diario de Pernambuco, onde foi de estagiária a editora do site, com passagem pelo caderno de cultura. Contribuiu para veículos como Correio Braziliense, O Globo e Revista Continente. Contato: carolsantos@marcozero.org